Page 122 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Para crianças e adolescentes cujo humor vacila entre campos opostos, ex-
citação e depressão, este transtorno pode representar uma montanha russa
de emoções. Os períodos de excitação afetam o humor e a cognição, assim
como o comportamento e algumas funções biológicas. Os pensamentos
ocorrem de modo mais acelerado, dificultando que o indivíduo se expres-
se com clareza, podendo pular de um assunto para outro com rapidez,
sem estabelecer limites. Tais episódios tendem a dificultar a sequência de
um pensamento.
Em contraste a esses momentos eufóricos, ocorrem os momentos depres-
sivos, que são caracterizados por baixos níveis de energia, e assim como a
excitação ocasionam alterações de humor e cognição. Não sentem prazer
nem se motivam para realizar atividades antes prazerosas. A criança pode
se mostrar mais cansada, quieta ou lenta, em alguns casos pode ficar
excessivamente agitada.
Visto as dificuldades enfrentadas por estudantes diagnosticados com
transtorno bipolar, é importante que a escola crie estratégicas, junto à
família e demais profissionais que acompanham a criança, com o intuito
de auxiliá-la para melhor desenvolvimento cognitivo e social.
Possibilidades:
• Estabeleça limites. Muitas vezes as crianças com transtorno bipolar
podem apresentar reações agressivas e/ou violentas. Procure estabelecer
uma relação de confiança e segurança na sala de aula;
• Ambientes excessivamente estimulantes podem causar maiores dificul-
dades no processamento de novas informações;
• Conheça seu educando. Quanto mais proximidade você conseguir ter
do seu educando mais fácil se tornará o reconhecimento e a intervenção
quando este apresentar com os sintomas do transtorno;
• Evite sentar os alunos em locais próximos a ruídos ou sons (como janelas
e portas), bem como com contato direto a luz artificial, essas condições
podem causar maior desconcentração e irritabilidade;
• Estabeleça relação de troca e diálogo com a família de modo a compre-
ender as necessidades especiais do educando;
• Qualquer mudança súbita que afete seu desempenho, capacidade de
concentração e comportamento deve ser comunicada a família.
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