Page 118 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Crianças e adolescentes com transtorno de conduta podem apresentar
comorbidades como transtorno desafiador opositivo, transtorno afetivo
bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou até mesmo
esquizofrenia.
Cabe ressaltar que o transtorno de conduta não deve ser confundido com
o termo “distúrbio de conduta”. Esse termo é utilizado para designar
crianças e adolescentes que causam problemas e perturbam o ambiente
escolar e familiar, mas que não estão necessariamente ligados a fatores
neuropsiquiátricos.
Crianças e adolescentes portadores do transtorno de conduta fazem parte
de um quadro de estudantes que não necessariamente portam déficit
intelectual, mas que em função de condutas e comportamentos específicos
acabam por acarretar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem,
visto que suas dificuldades relacionadas ao comportamento tendem a
prejudicar, e por muitas vezes, inviabilizar as relações com os demais colegas
de turma e com o próprio professor.
Acrescenta-se que o transtorno de conduta interfere no processo de apren-
dizagem, no sentido em que o rendimento escolar, principalmente nas ha-
bilidades de leitura e verbalização, em geral, pode se apresentar abaixo do
nível esperado para a idade da criança. Além disso, podem ocorrer casos
de faltas frequentes, suspensão ou expulsão da escola devido ao compor-
tamento.
Compreendendo que o transtorno trata-se de um fator comportamental,
o ambiente escolar pode inibir ou acentuar esse comportamento antisso-
cial da criança ou do adolescente.
Possibilidades:
• Estabeleça regras. Faça um contrato de convivência por escrito com
a criança. Recorra a ele sempre que necessário de forma que a criança
compreenda os limites;
• Faça contato sempre que necessário com os demais profissionais que
acompanham a criança para melhor acompanhamento e avaliação;
• Sempre que possível promova reuniões com os pais, para traçar estra-
tégias e estabelecer regras em conjunto para melhor avaliação de seu
comportamento;
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