Page 116 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O inicio do TOC na criança é gradual, comumente, os atos são
                    disfarçados e pouco percebidos pelos pais. Muitas vezes as crianças
                    apresentam sintomas do TOC em um ambiente e não em outro, em mui-
                    tos casos para evitar ser ridicularizada ou penalizada, seja na escola ou em
                    casa.  A apresentação do transtorno obsessivo-compulsivo em crianças
                    geralmente se manifesta em lavagens excessivas, verificações constantes
                    e rituais de organização. Estas não costumam procurar ajuda, podem
                    até estranhar as atitudes, mas em muitos casos não têm compreensão da
                    dimensão dos atos e pensamentos ou têm receio de represálias.
                    Algumas características de TOC no ambiente escolar estão rela-
                    cionadas aos pedidos constantes para sair da sala, atitudes estranhas
                    e  repetitivas,  dispersão e dificuldades de terminar as tarefas. Normal-
                    mente, a repreensão dos atos ou mesmo a estranheza de impulsos e
                    pensamentos pela própria criança, acaba por ocasionar prejuízos
                    na  capacidade  de  concentração e consequentemente declínios no
                    rendimento escolar.

                    O TOC pode provocar intensa ansiedade que só será aliviada após
                    o comportamento compulsivo. A mente desse educando estará constante-
                    mente focada em sua obsessão e não no objeto de estudo. Quando o
                    professor estiver falando pode ocorrer que o estudante esteja completa-
                    mente focado em seus pensamentos de medo e compulsão. É necessário
                    acompanhar esse estudante e oferecer-lhe suporte para melhor lidar com
                    essa situação.

                    Possibilidades:

                    •  Se as obsessões impedem que o educando escreva rápido, proporcione
                      maior tolerância de tempo na realização das atividades ou provas,
                      quando possível permita o uso do computador;
                    •  Se o estudante se mostrar demasiadamente ansioso permita-lhe um
                      momento de intervalo para que possa se tranquilizar;
                    •  Não o repreenda na frente dos colegas, lembre-se que as obsessões e
                      compulsões são involuntárias e esse comportamento apenas agravará a
                      situação de ansiedade do educando.





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