Page 116 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O inicio do TOC na criança é gradual, comumente, os atos são
disfarçados e pouco percebidos pelos pais. Muitas vezes as crianças
apresentam sintomas do TOC em um ambiente e não em outro, em mui-
tos casos para evitar ser ridicularizada ou penalizada, seja na escola ou em
casa. A apresentação do transtorno obsessivo-compulsivo em crianças
geralmente se manifesta em lavagens excessivas, verificações constantes
e rituais de organização. Estas não costumam procurar ajuda, podem
até estranhar as atitudes, mas em muitos casos não têm compreensão da
dimensão dos atos e pensamentos ou têm receio de represálias.
Algumas características de TOC no ambiente escolar estão rela-
cionadas aos pedidos constantes para sair da sala, atitudes estranhas
e repetitivas, dispersão e dificuldades de terminar as tarefas. Normal-
mente, a repreensão dos atos ou mesmo a estranheza de impulsos e
pensamentos pela própria criança, acaba por ocasionar prejuízos
na capacidade de concentração e consequentemente declínios no
rendimento escolar.
O TOC pode provocar intensa ansiedade que só será aliviada após
o comportamento compulsivo. A mente desse educando estará constante-
mente focada em sua obsessão e não no objeto de estudo. Quando o
professor estiver falando pode ocorrer que o estudante esteja completa-
mente focado em seus pensamentos de medo e compulsão. É necessário
acompanhar esse estudante e oferecer-lhe suporte para melhor lidar com
essa situação.
Possibilidades:
• Se as obsessões impedem que o educando escreva rápido, proporcione
maior tolerância de tempo na realização das atividades ou provas,
quando possível permita o uso do computador;
• Se o estudante se mostrar demasiadamente ansioso permita-lhe um
momento de intervalo para que possa se tranquilizar;
• Não o repreenda na frente dos colegas, lembre-se que as obsessões e
compulsões são involuntárias e esse comportamento apenas agravará a
situação de ansiedade do educando.
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