Page 112 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 112
• Proponha atividades em grupo, estimulando a interação interpessoal;
• Conquiste a confiança dos estudantes através do dialogo e respeito, a
fim de, construir vínculos afetivos;
• Evite falar excessivamente com o educando autista. Trate-o como os
demais alunos de modo que ele se sinta parte do grupo;
• Não chame atenção para os movimentos repetitivos e estereotipados ou
para ecolalia, ao invés disso proporcione um ambiente de segurança ao
estudante, estimulando a redução dos mesmos por meio do redirecio-
namento de atividades;
• Estimule a interação interpessoal e promova atividades de interação
entre os colegas de turma de modo que o estudante possa participar;
• Enfatize as habilidades acadêmicas deste educando;
• Desenvolva no estudante a visão de mundo do espaçotempo em que se
insere, facilitando a percepção e a diferenciação com outras realidades.
Ampliando sua pesquisa
Autismo – http://www.autismo.com.br
Associação de Amigos do Autista - http://www.ama.org.br
Filme: Temple Grandin.
Filme: Autismo: o musical (Autism: the musical, EUA, 2007). Documentário.
Transtorno de Ansiedade
O Transtorno de Ansiedade é uma alteração neuropsiquiátrica do com-
portamento que compromete a saúde mental da pessoa e define-se por
um estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao
futuro, inquietação interna, insegurança, desconforto mental, além de
possíveis manifestações físicas, como: dificuldades de respiração, tensão
muscular, tremores e tonteiras.
O transtorno de ansiedade é um problema psicológico que perturba a
pessoa ao ponto de atrapalhar sua vida e suas relações sociais. Normal-
mente crianças com transtorno de ansiedade têm altos índices de faltas e
de interrupções de seu cotidiano escolar, causados pelo mal-estar físico e
psíquico ocasionados pelos sintomas.
Volume1 111