Page 107 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Ressalta-se que os sintomas devem se apresentar em duas ou mais situações,
serem constantes e excessivos a ponto de atrapalhar a vida social e acadê-
mica da criança ou do adolescente.
Outras características podem ser observadas em crianças diagnosticas com
TDAH, como baixa tolerância à frustação, baixa autoestima e dificuldade
de relacionamento com outras crianças da mesma idade. Em casos mais
graves pode ocorrer condutas mais agressivas e desafiadoras diante da ne-
cessidade de atender à normas e regras.
O TDAH é mais facilmente diagnosticado na primeira infância, por volta
dos 06 a 12 anos, quando já se iniciou o período escolar. Em função de o
ambiente escolar exigir o atendimento a regras, ritmo de aprendizagem e
processo de ensino que exigem maior concentração, os sintomas se mani-
festam com maior intensidade.
O diagnóstico deverá ser fornecido por meio de compostos de evidên-
cias advindas da observação, história de vida e familiar do estudante e
escala comportamental, pois não há existência de testes psicométricos,
psicológicos ou laboratoriais capazes de diagnosticar o transtorno. Vale
ressaltar que nos últimos anos houve um aumento significativo de crian-
ças fazendo tratamento medicamentoso, esta via de tratamento só deverá
ser utilizada caso a criança tenha perdas significativas no relacionamento
interpessoal e acadêmico.
Em geral o TDAH associa-se com alguma co-morbidade, que precisa ser
identificada para encaminhamento e tratamento adequado. Entre os mais
comuns estão o Transtorno Desafiador Opositivo; Transtorno de Con-
duta; Transtorno de Ansiedade; Transtorno Afetivo Bipolar; Transtorno
Depressivo de Humos e Transtorno de Linguagem.
O TDAH não é necessariamente um transtorno de aprendizagem que
afeta o estudante em aspectos intelectuais, entretanto, como estes
apresentam dificuldades de prestar atenção e entender instruções e solici-
tações, a equipe docente e comunidade educativa deverão deixar claro os
objetivos, expectativas e intencionalidades das atividades propostas.
Possibilidades:
• Estabeleça uma rotina diária para turma;
• Utilize recursos visuais e auditivos tanto durante as aulas como para
fixação de datas e prazos;
• Elabore instruções, orientações e comandos diretos, claros, sucintos;
• Solicite leitura oral, pois auxiliará na fixação das informações;
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