Page 107 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Ressalta-se que os sintomas devem se apresentar em duas ou mais situações,
          serem constantes e excessivos a ponto de atrapalhar a vida social e acadê-
          mica da criança ou do adolescente.
          Outras características podem ser observadas em crianças diagnosticas com
          TDAH, como baixa tolerância à frustação, baixa autoestima e dificuldade
          de relacionamento com outras crianças da mesma idade. Em casos mais
          graves pode ocorrer condutas mais agressivas e desafiadoras diante da ne-
          cessidade de atender à normas e regras.
          O TDAH é mais facilmente diagnosticado na primeira infância, por volta
          dos 06 a 12 anos, quando já se iniciou o período escolar. Em função de o
          ambiente escolar exigir o atendimento a regras, ritmo de aprendizagem e
          processo de ensino que exigem maior concentração, os sintomas se mani-
          festam com maior intensidade.
          O diagnóstico deverá ser fornecido por meio de compostos de evidên-
          cias advindas da observação, história de vida e familiar do estudante e
          escala comportamental, pois não há existência de testes psicométricos,
          psicológicos ou laboratoriais capazes de diagnosticar o transtorno. Vale
          ressaltar que nos últimos anos houve um aumento significativo de crian-
          ças fazendo tratamento medicamentoso, esta via de tratamento só deverá
          ser utilizada caso a criança tenha perdas significativas no relacionamento
          interpessoal e acadêmico.
          Em geral o TDAH associa-se com alguma co-morbidade, que precisa ser
          identificada para encaminhamento e tratamento adequado. Entre os mais
          comuns estão o Transtorno Desafiador Opositivo; Transtorno de Con-
          duta; Transtorno de Ansiedade; Transtorno Afetivo Bipolar; Transtorno
          Depressivo de Humos e Transtorno de Linguagem.
          O TDAH não é necessariamente um transtorno de aprendizagem que
          afeta  o  estudante  em  aspectos  intelectuais,  entretanto,  como  estes
          apresentam dificuldades de prestar atenção e entender instruções e solici-
          tações, a equipe docente e comunidade educativa deverão deixar claro os
          objetivos, expectativas e intencionalidades das atividades propostas.

          Possibilidades:
          •  Estabeleça uma rotina diária para turma;
          •  Utilize recursos visuais e auditivos tanto durante as aulas como para
             fixação de datas e prazos;
          •  Elabore instruções, orientações e comandos diretos, claros, sucintos;
          •  Solicite leitura oral, pois auxiliará na fixação das informações;




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