Page 105 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Possibilidades:
          •  Utilize abordagens multissensoriais, proporcionando ao estudante uma
             gama de sentimentos e sensações que o auxiliará quando necessitar
             retomar a memória;
          •  Permita o uso de gravadores durante as aulas;
          •  Dê orientações e comandos diretos, claros, e sucintos e um por vez;
          •  Solicite leitura oral, pois auxiliará nos processos mnemônicos;
          •  Contextualize as aulas de forma que o conteúdo tenha significado
             prático na vida do estudante, isso os motivará a prosseguir com os
             estudos;
          •  Proporcione debates de casos concretos;
          •  Sugira que o estudante esboce através de vias alternativas as informações
             trabalhadas durante a aula, além de propiciar uma atividade prazerosa
             auxiliará nos processos mnemônicos;
          •  Posicione o educando com transtorno nas primeiras cadeiras, de modo
             que diminua os estímulos e evite sua dispersão;
          •  Faça do espaço de sala de aula um convite ao lúdico, trabalhar com
             jogos, e atividades concretas, isso auxiliará quando o estudante tiver que
             invocar o conhecimento construído durante a experiência;
          •  Aplique atividades de fixação de conteúdo;
          •  Utilize recursos alternativos para fixação de acordos, prazos, etc;
          •  Durante as atividades, ressaltar os aspectos mais relevantes para
             construção do conhecimento;
          •  Desenvolver técnicas de memorização de fórmulas e conceitos
             ensinando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado
             em aula;
          •  Iniciar as aulas revisitando a anterior e revisar as atividades realizadas
             em sala.

          Transtorno de Atenção e Hiperatividade – TDAH
          O Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui-se como
          o de maior frequência na infância, atinge até 30% de crianças em idade
          escolar. “É um transtorno psiquiátrico, neurobiológico, mais comum da
          infância e da adolescência, de causas ainda desconhecidas, mas com forte




          104  Diretrizes Curriculares Maristas
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