Page 105 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Possibilidades:
• Utilize abordagens multissensoriais, proporcionando ao estudante uma
gama de sentimentos e sensações que o auxiliará quando necessitar
retomar a memória;
• Permita o uso de gravadores durante as aulas;
• Dê orientações e comandos diretos, claros, e sucintos e um por vez;
• Solicite leitura oral, pois auxiliará nos processos mnemônicos;
• Contextualize as aulas de forma que o conteúdo tenha significado
prático na vida do estudante, isso os motivará a prosseguir com os
estudos;
• Proporcione debates de casos concretos;
• Sugira que o estudante esboce através de vias alternativas as informações
trabalhadas durante a aula, além de propiciar uma atividade prazerosa
auxiliará nos processos mnemônicos;
• Posicione o educando com transtorno nas primeiras cadeiras, de modo
que diminua os estímulos e evite sua dispersão;
• Faça do espaço de sala de aula um convite ao lúdico, trabalhar com
jogos, e atividades concretas, isso auxiliará quando o estudante tiver que
invocar o conhecimento construído durante a experiência;
• Aplique atividades de fixação de conteúdo;
• Utilize recursos alternativos para fixação de acordos, prazos, etc;
• Durante as atividades, ressaltar os aspectos mais relevantes para
construção do conhecimento;
• Desenvolver técnicas de memorização de fórmulas e conceitos
ensinando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado
em aula;
• Iniciar as aulas revisitando a anterior e revisar as atividades realizadas
em sala.
Transtorno de Atenção e Hiperatividade – TDAH
O Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui-se como
o de maior frequência na infância, atinge até 30% de crianças em idade
escolar. “É um transtorno psiquiátrico, neurobiológico, mais comum da
infância e da adolescência, de causas ainda desconhecidas, mas com forte
104 Diretrizes Curriculares Maristas