Page 104 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O processamento da informação dá-se em três fases: codificação, arma-
zenamento e recuperação. A codificação é primeira fase da memória que
prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas
no cérebro. O armazenamento consiste no registro de informações sobre
algo, nesse momento, são estabelecidas relações entre a nova informação
e a adquirida anteriormente. Na evocação, recupera e utiliza-se uma
informação armazenada, ou seja, lembramo-nos, evocamos, recordamos
uma informação.
Sendo assim, a memória corresponde à capacidade cerebral de percorrer
gradativamente o processo de aquisição ou aprendizado (ocorre a partir
das vias sensitivas e sensoriais), consolidação ou formação (quando a infor-
mação de curto prazo é arquivada em longo prazo, só é possível se houver
êxito na primeira fase) e invocação de informação (quando o indivíduo
já consegue remeter a memória quando necessário). Estes estágios são
progressivos e interdependentes, o grau de fixação ou “arquivamento” de
informação no cérebro relaciona-se com fatores moduladores de memória
como: atenção, motivação e nível de ansiedade. Qualquer fato ou infor-
mação com forte componente emocional pode fazer com que a consoli-
dação seja reforçada e a informação facilmente invocada.
Simplificadamente, as memórias podem ser classificadas pelo seu conteúdo
ou duração. No que se refere ao conteúdo podem ser declarativas (quando
são descritíveis por meio da linguagem) e procedurais (procedimento
motores ou sensoriais como andar de bicicleta ou digitar).
Quanto à duração, a memória pode ser de curto ou longo prazo. A
memória de curto prazo está relacionada a dados que permanecem na
memória por algumas horas até que sejam ou não gravados. A memória
a longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua
recuperação e invocação sempre que necessário. Nela está contido todo o
nosso conhecimento e tem capacidade praticamente ilimitada.
Quando há qualquer desordem em um dos estágios supracitados, ocasiona
o que denominamos de Transtorno de Memória, que se relaciona às vias
aferentes aos sentidos, pois quaisquer desordens ocasionará dificuldade na
aquisição da memória correspondente (visual, auditiva, olfativa, gustativa,
táteis, etc). Indivíduos com tal especificidade apresentam dificuldades em
estabelecer juízo de valores, inabilidade de avaliar consequências, problemas
com atenção e motivação. Problemas com a memória podem ocasionar
ainda dificuldades de aprendizagem de números, dos dias da semana, em
recordar fatos, adquirir novas habilidades e recordar conceitos.
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