Page 103 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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TOD está totalmente apta à aprendizagem, porém, enfrenta problemas
de convivência, pois constantemente se envolvem em discussões e são
rejeitadas pelos colegas de escola. Essa situação pode trazer grandes
problemas para a percepção de autoestima da criança.
Possibilidades:
• Fale próximo da criança, com voz firme. Olhe sempre nos olhos para
que a criança sinta firmeza no que está sendo dito;
• Dê instruções precisas, diga exatamente o que se espera. As ordens devem
ser claras e assertivas. Confirme com a criança se ela compreendeu o
que foi dito;
• Não grite ou fale em tom de ameaça, a tendência da criança será imitar a
maneira como você fala e desafiá-lo;
• Trabalhe regras na sala de aula, discuta com as crianças a importância
de cumpri-las. Realize atividades que abordem questões como, respeito
ao próximo, limites, respeito aos pais e aos mais velhos, regras de con-
vivência;
• Converse com os pais para que, juntos, consigam compreender quais as
situações que tornam os sintomas mais aparentes;
• Estabeleça um contrato de comportamento. Discuta com as crianças
quais os comportamentos se espera. Esclareça quais serão as punições
quando infringi-las e elogie quando o comportamento for adequado;
• Se o estudante for distraído, sente-o na frente ou no meio da sala de aula;
• Sente-o junto com um estudante mais tranquilo caso perceba que a
criança está querendo chamar a atenção com um comportamento negativo;
• Muitas vezes a criança irá querer chamar a atenção, ignore comporta-
mentos impróprios;
• Se a criança interrompe os colegas, admita respostas apenas somente
após levantar a mão e for autorizado a falar;
• Estimule participação em atividades colaborativas, em grupo, que
auxiliará nas relações com os colegas e na aprendizagem.
Transtorno de Memória
Memória consiste na retenção e capacidade de recuperação de informações,
experiências pessoais e processos, tais como: hábitos, procedimentos ou
aptidões. Desse modo, a memória pode ser definida como a capacidade
do indivíduo de gravar as experiências e acontecimentos ao longo da vida.
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