Page 103 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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TOD está totalmente apta à aprendizagem, porém, enfrenta problemas
          de convivência, pois constantemente se envolvem em discussões e são
          rejeitadas pelos colegas de escola. Essa situação pode trazer grandes
          problemas para a percepção de autoestima da criança.

          Possibilidades:
          •  Fale próximo da criança, com voz firme. Olhe sempre nos olhos para
             que a criança sinta firmeza no que está sendo dito;
          •  Dê instruções precisas, diga exatamente o que se espera. As ordens devem
             ser claras e assertivas. Confirme com a criança se ela compreendeu o
             que foi dito;
          •  Não grite ou fale em tom de ameaça, a tendência da criança será imitar a
             maneira como você fala e desafiá-lo;
          •  Trabalhe regras na sala de aula, discuta com as crianças a importância
             de cumpri-las. Realize atividades que abordem questões como, respeito
             ao próximo, limites, respeito aos pais e aos mais velhos, regras de con-
             vivência;
          •  Converse com os pais para que, juntos, consigam compreender quais as
             situações que tornam os sintomas mais aparentes;
          •  Estabeleça um contrato de comportamento. Discuta com as crianças
             quais os comportamentos se espera. Esclareça quais serão as punições
             quando infringi-las e elogie quando o comportamento for adequado;
          •  Se o estudante for distraído, sente-o na frente ou no meio da sala de aula;
          •  Sente-o junto com um estudante mais tranquilo caso perceba que a
             criança está querendo chamar a atenção com um comportamento negativo;
          •  Muitas vezes a criança irá querer chamar a atenção, ignore comporta-
             mentos impróprios;
          •  Se a criança interrompe os colegas, admita respostas apenas somente
             após levantar a mão e for autorizado a falar;
          •  Estimule participação em atividades colaborativas, em grupo, que
             auxiliará nas relações com os colegas e na aprendizagem.

          Transtorno de Memória
          Memória consiste na retenção e capacidade de recuperação de informações,
          experiências pessoais e processos, tais como: hábitos, procedimentos ou
          aptidões. Desse modo, a memória pode ser definida como a capacidade
          do indivíduo de gravar as experiências e acontecimentos ao longo da vida.




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