Page 98 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 98

•  Atividades envolvendo integração motora e visual e que envolvem análise
                      espacial são mais complicadas para crianças com Síndrome de Williams;
                    •  Pequenos sons podem interferir na concentração da criança, sempre
                      que julgar apropriado realize as avaliações em espaços mais tranquilos;
                    •  Aproveite a facilidade na oralidade para estimular a criança. Encoraje-a
                      a ditar histórias e participar de atividades orais;
                    •  Aproveite para incentivar a interação social e promova trabalhos em grupo;
                    •  Incorpore músicas, livros e jogos nas atividades;
                    •  No trabalho com número e operações, utilize sempre que possível
                      situações reais e materiais concretos que ajudem a criança a contextualizar
                      o que está sendo ensinado;
                    •  A utilização do computador pode auxiliar no dia a dia da criança visto
                      sua dificuldade com a escrita, porém é importante que o professor
                      estimule a criança a escrever. Dê dicas sobre o traçado das letras. Peça
                      que a criança pesquise ou copie palavras de seu interesse;
                    •  Incentive o uso do lápis adaptado e dê mais tempo para cópias do qua-
                      dro ou do livro para o caderno;
                    •  Trabalhe sempre com o passo-a-passo e com repetições, essas atividades
                      ajudarão a criança a focalizar sua atenção;
                    •  Trate a criança como os demais educandos da turma, apesar de ser
                      necessária maior atenção para algumas atividades deve-se tentar equilibrar
                      o nível de atenção dado a ela, evitando excessos;
                    •  Sempre quer der algum comando para qualquer atividade certifique-se
                      de que o estudante compreendeu o que foi enunciado, assegure-se de
                      que está olhando para você e prestando atenção;
                    •  Junto com a família, estabeleça horários previsíveis, rotina fixa e prepare
                      a criança sempre que houver alguma mudança de rotina;
                    •  Quando houver muitas repetições ao falar ou perguntar, peça que o
                      estudante repita a resposta que lhe foi dada anteriormente. Faça-o
                      perceber que não existe a necessidade de perguntar novamente;
                    •  Fique atento às necessidades específicas desse educando e trabalhe com
                      os demais colegas de turma, questões relacionadas ao respeito às
                      diferenças e ao cuidado com o outro.
                                                          Ampliando sua pesquisa
                       Associação Brasileira de Síndrome de Williams - http://www.swbrasil.org.br
                      Filme: Gabrielle. Diretora e Roteirista: Louise Archambault. Produtores: Luc
                                       Déry e Kim McCraw. Produção: Micro_scope. 2013.




                                                               Volume1   97
   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103