Page 98 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 98
• Atividades envolvendo integração motora e visual e que envolvem análise
espacial são mais complicadas para crianças com Síndrome de Williams;
• Pequenos sons podem interferir na concentração da criança, sempre
que julgar apropriado realize as avaliações em espaços mais tranquilos;
• Aproveite a facilidade na oralidade para estimular a criança. Encoraje-a
a ditar histórias e participar de atividades orais;
• Aproveite para incentivar a interação social e promova trabalhos em grupo;
• Incorpore músicas, livros e jogos nas atividades;
• No trabalho com número e operações, utilize sempre que possível
situações reais e materiais concretos que ajudem a criança a contextualizar
o que está sendo ensinado;
• A utilização do computador pode auxiliar no dia a dia da criança visto
sua dificuldade com a escrita, porém é importante que o professor
estimule a criança a escrever. Dê dicas sobre o traçado das letras. Peça
que a criança pesquise ou copie palavras de seu interesse;
• Incentive o uso do lápis adaptado e dê mais tempo para cópias do qua-
dro ou do livro para o caderno;
• Trabalhe sempre com o passo-a-passo e com repetições, essas atividades
ajudarão a criança a focalizar sua atenção;
• Trate a criança como os demais educandos da turma, apesar de ser
necessária maior atenção para algumas atividades deve-se tentar equilibrar
o nível de atenção dado a ela, evitando excessos;
• Sempre quer der algum comando para qualquer atividade certifique-se
de que o estudante compreendeu o que foi enunciado, assegure-se de
que está olhando para você e prestando atenção;
• Junto com a família, estabeleça horários previsíveis, rotina fixa e prepare
a criança sempre que houver alguma mudança de rotina;
• Quando houver muitas repetições ao falar ou perguntar, peça que o
estudante repita a resposta que lhe foi dada anteriormente. Faça-o
perceber que não existe a necessidade de perguntar novamente;
• Fique atento às necessidades específicas desse educando e trabalhe com
os demais colegas de turma, questões relacionadas ao respeito às
diferenças e ao cuidado com o outro.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira de Síndrome de Williams - http://www.swbrasil.org.br
Filme: Gabrielle. Diretora e Roteirista: Louise Archambault. Produtores: Luc
Déry e Kim McCraw. Produção: Micro_scope. 2013.
Volume1 97