Page 97 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Os níveis de dificuldades de aprendizagem vão de moderadas a severas.
Normalmente, a sociabilidade não é um problema para essas crianças,
entretanto, a ansiedade derivada de demasiada preocupação com si mesma
e com o outro, pode prejudicá-la. Atividades com música atraem a criança,
tanto pela sua sensibilidade quanto pela memória.
Com relação às características comportamentais e de aprendizagem,
crianças ou adolescentes com Síndrome de Williams, podem apresentar
dificuldades de orientação espacial; dificuldade motora grossa/fina, viso-
espaciais e de percepção e concentração; dificuldade de sequenciamento
e de memória visual; dificuldades com cálculos numéricos; demora no
desenvolvimento; hipersensibilidade a sons; baixo limite à críticas e frus-
tações; ansiedade; hiperatividade; falta de inibição em ambiente estranho;
falta de medo social (normalmente conversam sobre tudo com qualquer
pessoa); não percebem sinais óbvios de linguagem corporal; não perce-
bem ironias; não conseguem deduzir intenções, sendo necessário que a
pessoa verbalize o que precisa e, apesar de facilidade comunicativa, não
possuem muitos amigos por muitas vezes apresentarem falas impróprias
e repetitivas.
É importante salientar que apesar das dificuldades na aprendizagem e nas
relações sociais que os portadores de Síndrome de Williams podem apre-
sentar, algumas habilidades se sobressaem, são elas: alta orientação social;
relacionamento positivo com adultos e crianças mais velhas; habilidade
em discutir temas carregados de emoção; boa memória auditiva, memória
de faces e eventos passados; extrema sensibilidade à música; boa percep-
ção musical; vocabulário sofisticado (em alguns casos); são amigáveis e
interagem com facilidade.
As características de pessoas com Síndrome de Williams são muito parti-
culares e variam entre cada caso, é importante entender que as necessida-
des são diferentes e exigem maior atenção, mas é fundamental compre-
ender que essas crianças/adolescentes apresentam grandes habilidades que
devem ser estimuladas.
Possibilidades:
• Incorpore nas avaliações figuras representativas que aumentem a
motivação e sustentam a atenção;
• Procure evitar alta estimulação visual como livros e programas com
muitas imagens e cores, evitando maior desconcentração;
• Tarefas envolvendo linguagem são altamente motivadoras;
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