Page 97 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Os níveis de dificuldades de aprendizagem vão de moderadas a severas.
          Normalmente, a sociabilidade não é um problema para essas crianças,
          entretanto, a ansiedade derivada de demasiada preocupação com si mesma
          e com o outro, pode prejudicá-la. Atividades com música atraem a criança,
          tanto pela sua sensibilidade quanto pela memória.
          Com relação às características comportamentais e de aprendizagem,
          crianças ou adolescentes com Síndrome de Williams, podem apresentar
          dificuldades de orientação espacial; dificuldade motora grossa/fina, viso-
          espaciais e de percepção e concentração; dificuldade de sequenciamento
          e de memória visual; dificuldades com cálculos numéricos; demora no
          desenvolvimento; hipersensibilidade a sons; baixo limite à críticas e frus-
          tações; ansiedade; hiperatividade; falta de inibição em ambiente estranho;
          falta de medo social (normalmente conversam sobre tudo com qualquer
          pessoa); não percebem sinais óbvios de linguagem corporal; não perce-
          bem ironias; não conseguem deduzir intenções, sendo necessário que a
          pessoa verbalize o que precisa e, apesar de facilidade comunicativa, não
          possuem muitos amigos por muitas vezes apresentarem falas impróprias
          e repetitivas.
          É importante salientar que apesar das dificuldades na aprendizagem e nas
          relações sociais que os portadores de Síndrome de Williams podem apre-
          sentar, algumas habilidades se sobressaem, são elas: alta orientação social;
          relacionamento positivo com adultos e crianças mais velhas; habilidade
          em discutir temas carregados de emoção; boa memória auditiva, memória
          de faces e eventos passados; extrema sensibilidade à música; boa percep-
          ção musical; vocabulário sofisticado (em alguns casos); são amigáveis e
          interagem com facilidade.
          As características de pessoas com Síndrome de Williams são muito parti-
          culares e variam entre cada caso, é importante entender que as necessida-
          des são diferentes e exigem maior atenção, mas é fundamental compre-
          ender que essas crianças/adolescentes apresentam grandes habilidades que
          devem ser estimuladas.

          Possibilidades:
          •  Incorpore nas avaliações figuras representativas que aumentem a
             motivação e sustentam a atenção;
          •  Procure evitar alta estimulação visual como livros e programas com
             muitas imagens e cores, evitando maior desconcentração;
          •  Tarefas envolvendo linguagem são altamente motivadoras;




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