Page 111 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Apresenta ilhas de interesse restritas;
• Comportamento compulsório e prolongado (pode realizar a mesma
tarefa por tempo indeterminado.);
• Apresenta visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliado ou diminuído;
• Tem baixa capacidade de atenção;
• Apresenta dificuldades em atividades lúdicas;
• Pode evitar contato físico por ser muito estimulante ou opressivo.
O diagnóstico precoce pode fazer grande diferença no desenvolvimento
da criança. O Autismo não tem cura, porém o tratamento e acompanha-
mento devem ser realizados o mais cedo possível. As terapias de Aná-
lise Aplicada ao Comportamento, Ocupacional e Terapia do Discurso/
linguagem, juntamente com medicamentos e a fisioterapia, em alguns
casos, têm sido utilizadas como tratamento para amenizar os sintomas do
Autismo e auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento e interação
social. É importante a participação de uma equipe multidisciplinar para
acompanhamento dessa criança de modo que atue em função de suas
necessidades específicas.
Crianças diagnosticadas com Autismo podem apresentar graus variáveis
de deficiência intelectual ou podem apresentar alto grau de desenvolvi-
mento e desempenho em uma habilidade especifica. Desse modo, é ne-
cessário atentar-se as suas necessidades específicas no que corresponde ao
processamento e aquisição da aprendizagem.
Possibilidades:
• Estruture rotinas de sala de aula, em caso de mudanças, informe ao estu-
dante o que irá acontecer antecipadamente;
• Promova ações que possibilitem o conhecimento e afinidade entre os
estudantes, para que possam estabelecer vínculos afetivos;
• Descubra as ilhas de interesses do autista e contextualize-as com os de-
mais conteúdos;
• Posicione o estudante nas primeiras cadeiras;
• Incentive o uso de agendas, cadernos, álbuns, que favoreçam a comu-
nicação;
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