Page 121 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Os transtornos de humor, de maneira geral, causam comprometimen-
tos nos aspectos sociais, ocupacionais e emocionais, porém, a presença
e apoio da família, além de um acompanhamento psicológico eficaz,
trazem importantes resultados para o tratamento destes transtornos.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivos
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Transtorno Bipolar
De acordo com as orientações da Classificação Internacional de Doenças
(CID-10 OMS, 2014), o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou
mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão
profundamente perturbados, consiste em algumas ocasiões de elevação
do humor e aumento da energia e em outras de um rebaixamento do
humor e, consequentemente, de redução da energia e atividade. Esses
períodos podem ocorrer de forma mista (ocorre elevação e rebaixamento
de humor) ou ciclagem rápida (quando ocorrem de um caso a outro em
curtos prazos).
Não há uma determinação específica sobre a origem do transtorno, este
é caracterizado como um transtorno de caráter psiquiátrico e requer
acompanhamento médico que auxiliará o indivíduo a lidar com questões
emocionais e comportamentais, além de possíveis desordens cognitivas.
O transtorno não tem cura, mas pode ser controlado por acompanha-
mento psicoterapêutico e se for o caso, o uso de medicamentos. A terapia
contribui para o desenvolvimento social e comportamental do bipolar.
O diagnóstico não é fácil, principalmente em crianças e adolescentes,
visto que os sintomas não tem clareza específica. Este é baseado no levan-
tamento histórico e relato de sintomas pelo próprio paciente e, normal-
mente, pode leva anos para ser concluído, visto que os sinais podem ser
confundidos com outras patologias. Pesquisas apontam que, geralmente,
o transtorno bipolar está associado a outras comorbidades, tais como o
Transtorno Opositor Desafiante ou Transtorno de Conduta, em adoles-
centes é comum a presença de Transtorno de Ansiedade.
Crianças ou adolescente com Transtorno Bipolar tendem a apresentar
problemas de aprendizagem que podem ser ocasionados em função dos
sintomas do transtorno, por outras condições psíquicas ou mesmo rela-
cionados a fatores vinculados à autoestima.
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