Page 121 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Os transtornos de humor, de maneira geral, causam comprometimen-
             tos nos aspectos sociais, ocupacionais e emocionais, porém, a presença
             e apoio da família, além de um acompanhamento psicológico eficaz,
             trazem importantes resultados para o tratamento destes transtornos.

                                                Ampliando sua pesquisa
           Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivos
                                                - http://www.abrata.org.br
          Transtorno Bipolar

          De acordo com as orientações da Classificação Internacional de Doenças
          (CID-10 OMS, 2014), o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou
          mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão
          profundamente perturbados, consiste em algumas ocasiões de elevação
          do humor e aumento da energia e em outras de um rebaixamento do
          humor e, consequentemente, de redução da energia e atividade. Esses
          períodos podem ocorrer de forma mista (ocorre elevação e rebaixamento
          de humor) ou ciclagem rápida (quando ocorrem de um caso a outro em
          curtos prazos).
          Não há uma determinação específica sobre a origem do transtorno, este
          é caracterizado como um transtorno de caráter psiquiátrico e requer
          acompanhamento médico que auxiliará o indivíduo a lidar com questões
          emocionais e comportamentais, além de possíveis desordens cognitivas.
          O transtorno não tem cura, mas pode ser controlado por acompanha-
          mento psicoterapêutico e se for o caso, o uso de medicamentos. A terapia
          contribui para o desenvolvimento social e comportamental do bipolar.

           O diagnóstico não é fácil, principalmente em crianças e adolescentes,
          visto que os sintomas não tem clareza específica. Este é baseado no levan-
          tamento histórico e relato de sintomas pelo próprio paciente e, normal-
          mente, pode leva anos para ser concluído, visto que os sinais podem ser
          confundidos com outras patologias. Pesquisas apontam que, geralmente,
          o transtorno bipolar está associado a outras comorbidades, tais como o
          Transtorno Opositor Desafiante ou Transtorno de Conduta, em adoles-
          centes é comum a presença de Transtorno de Ansiedade.
          Crianças ou adolescente com Transtorno Bipolar tendem a apresentar
          problemas de aprendizagem que podem ser ocasionados em função dos
          sintomas do transtorno, por outras condições psíquicas ou mesmo rela-
          cionados a fatores vinculados à autoestima.



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