Page 99 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 99

5.2 Etapas da elaboração e rubricas
          Para elaborar rubricas é importante que o docente reflita sobre os objetivos educacionais e
          intencionalidade pedagógica da atividade ou projeto, ambas em consonância com as habi-
          lidades que se pretende desenvolver. A partir do levantamento das habilidades prioritárias
          (ou habilidades-alvo), os níveis de progressão devem ser elencados de maneira objetiva,
          trabalhando a partir de categorias que se relacionam entre si e com as menções/valores aos
          quais se posicionam hierarquicamente. Para escrita dos níveis de progressão, podem ser
          utilizados os verbos da Taxonomia de Bloom que estão abaixo do verbo da habilidade e ver-
          bos complementares.
          Para começar a elaboração dos critérios, deve-se extrair informações da atividade para a qual
          a rubrica será destinada, essa etapa é parte fundamental do processo. Além disso, é necessário
          casar estas informações com o desenvolvimento esperado para os estudantes e seus níveis.
          Os tópicos abaixo apresentam informações fundamentais que devem ser extraídas da atividade
          para iniciar a elaboração da rubrica:

               FIGURA 29: ORGANIZAÇÃO DOS MOMENTOS DE INTERVENÇÃO DO PROJETO












                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          Os descritores de uma rubrica devem ser objetivos e auxiliar na compreensão do caminho a
          ser percorrido pelos estudantes com vistas à aprendizagem significativa e entrega correta do
          produto, qual seja:
                      Para o uso de rubricas em avaliações formativas, é muito importante que a
                      descrição oriente para a busca de informações relevantes, que deem pistas
                      sobre os processos de aprendizagem. (Almeida, 2020)
















                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  99
   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104