Page 99 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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5.2 Etapas da elaboração e rubricas
Para elaborar rubricas é importante que o docente reflita sobre os objetivos educacionais e
intencionalidade pedagógica da atividade ou projeto, ambas em consonância com as habi-
lidades que se pretende desenvolver. A partir do levantamento das habilidades prioritárias
(ou habilidades-alvo), os níveis de progressão devem ser elencados de maneira objetiva,
trabalhando a partir de categorias que se relacionam entre si e com as menções/valores aos
quais se posicionam hierarquicamente. Para escrita dos níveis de progressão, podem ser
utilizados os verbos da Taxonomia de Bloom que estão abaixo do verbo da habilidade e ver-
bos complementares.
Para começar a elaboração dos critérios, deve-se extrair informações da atividade para a qual
a rubrica será destinada, essa etapa é parte fundamental do processo. Além disso, é necessário
casar estas informações com o desenvolvimento esperado para os estudantes e seus níveis.
Os tópicos abaixo apresentam informações fundamentais que devem ser extraídas da atividade
para iniciar a elaboração da rubrica:
FIGURA 29: ORGANIZAÇÃO DOS MOMENTOS DE INTERVENÇÃO DO PROJETO
Fonte: Autoria própria (2023)
Os descritores de uma rubrica devem ser objetivos e auxiliar na compreensão do caminho a
ser percorrido pelos estudantes com vistas à aprendizagem significativa e entrega correta do
produto, qual seja:
Para o uso de rubricas em avaliações formativas, é muito importante que a
descrição oriente para a busca de informações relevantes, que deem pistas
sobre os processos de aprendizagem. (Almeida, 2020)
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 99