Page 101 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 101

Critério    5         4           3          2          1
           Domínio da   Apresenta do-  Demonstrou do- Mostrou domí-  Apresentou
           proposta ao   mínio diante   mínio eficiente   nio de parte do   dificuldade   Não soube
           responder   das perguntas  dos conceitos   projeto, respon- ao responder   responder as
           perguntas   feitas, expli-  ao responder   dendo algumas   as perguntas.   perguntas e não
           dos mora-  cando concei-  as perguntas.   perguntas   Explicou super-  pôde explicar
           dores    tualmente os   Explicou o   feitas. Explicou   ficialmente uma  nenhuma parte
                    detalhes do   conjunto do   uma parte do   parte do projeto. do projeto.
                    projeto.   projeto.   projeto.
           Participação   Demonstrou   Mostrou bom   Por vezes parti-
           positiva jun-  engajamento   engajamento   Participou   cipou das etapas  Não participou
           to ao grupo   e entusiasmo,   durante o traba- de forma   do projeto, no   ativamente do
           de trabalho  garantindo a   lho, apreciando   ativa das etapas,  entanto, nem   projeto. Não
                    participação   ideias e buscan-  mostrando   sempre de for-  contribuiu com o
                    de todos e   do exemplos   empenho nas   ma positiva. Fez  grupo e promo-
                    estava aberto   para contribuir.  tarefas.  contribuições   veu a dispersão.
                    a escutar                        simples.
                    as ideias do
                    grupo.
           Pontuação    1.0        0.8        0.6        0.4         0.1
                                                               Total: ___________/5.0
           Observações:


                                 Fonte: Elaborado pela GSE (2023)
          Analisando o exemplo apresentado, verificamos a ordenação das ideias com critérios bem
          definidos. Neste sentido, fica claro que a apresentação, a escrita, a pesquisa, o domínio da
          proposta e a participa são os pontos-chave para o desenvolvimento do produto final. Observa-se
          também, os diferentes níveis de desenvolvimento que podem ser apresentados pelos
          estudantes, de modo que o nível de maior desempenho vem a frente, o que permite tanto ao
          professor quanto ao estudante a compreensão sobre o foco de desenvolvimento integral para
          o critério estabelecido.
          Importante também ressaltar que verificamos no exemplo um olhar docente amplo para
          condutas procedimentais, conceituais e atitudinais, trazendo assim para a avaliação um olhar
          para uma aprendizagem integral prevista nas Matrizes Curriculares de Educação Básica do
          Brasil Marista (2021) e no Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a saber:

                            QUADRO 39: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
           Procedimental    Apresentação oral, realização da pesquisa
           Conceitual       Escrita técnica, domínio da proposta

           Atitudinal       Participação positiva
                                  Fonte: Autoria própria (2023)



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 101
   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106