Page 101 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Critério 5 4 3 2 1
Domínio da Apresenta do- Demonstrou do- Mostrou domí- Apresentou
proposta ao mínio diante mínio eficiente nio de parte do dificuldade Não soube
responder das perguntas dos conceitos projeto, respon- ao responder responder as
perguntas feitas, expli- ao responder dendo algumas as perguntas. perguntas e não
dos mora- cando concei- as perguntas. perguntas Explicou super- pôde explicar
dores tualmente os Explicou o feitas. Explicou ficialmente uma nenhuma parte
detalhes do conjunto do uma parte do parte do projeto. do projeto.
projeto. projeto. projeto.
Participação Demonstrou Mostrou bom Por vezes parti-
positiva jun- engajamento engajamento Participou cipou das etapas Não participou
to ao grupo e entusiasmo, durante o traba- de forma do projeto, no ativamente do
de trabalho garantindo a lho, apreciando ativa das etapas, entanto, nem projeto. Não
participação ideias e buscan- mostrando sempre de for- contribuiu com o
de todos e do exemplos empenho nas ma positiva. Fez grupo e promo-
estava aberto para contribuir. tarefas. contribuições veu a dispersão.
a escutar simples.
as ideias do
grupo.
Pontuação 1.0 0.8 0.6 0.4 0.1
Total: ___________/5.0
Observações:
Fonte: Elaborado pela GSE (2023)
Analisando o exemplo apresentado, verificamos a ordenação das ideias com critérios bem
definidos. Neste sentido, fica claro que a apresentação, a escrita, a pesquisa, o domínio da
proposta e a participa são os pontos-chave para o desenvolvimento do produto final. Observa-se
também, os diferentes níveis de desenvolvimento que podem ser apresentados pelos
estudantes, de modo que o nível de maior desempenho vem a frente, o que permite tanto ao
professor quanto ao estudante a compreensão sobre o foco de desenvolvimento integral para
o critério estabelecido.
Importante também ressaltar que verificamos no exemplo um olhar docente amplo para
condutas procedimentais, conceituais e atitudinais, trazendo assim para a avaliação um olhar
para uma aprendizagem integral prevista nas Matrizes Curriculares de Educação Básica do
Brasil Marista (2021) e no Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a saber:
QUADRO 39: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Procedimental Apresentação oral, realização da pesquisa
Conceitual Escrita técnica, domínio da proposta
Atitudinal Participação positiva
Fonte: Autoria própria (2023)
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 101