Page 100 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 100

QUADRO 38: MODELO DE RUBRICA PARA PROJETO DO 8º ANO

                             Projeto de Ciências da Natureza 8º ano EFAF
           Resumo sobre a proposta de projeto: O projeto consiste em dividir os estudantes em grupos e distribuir pos-
           sibilidades de usinas geradoras de energia elétrica para cada um deles (eólica, solar, nuclear, hidroelétrica,
           termal). A partir de uma problematização sobre a adoção de um tipo de geração de energia por uma cidade
           fictícia que está em processo de planejamento, os grupos produzirão pesquisa, escrita científica, desenho
           esquemático da usina, modelo e apresentação oral de suas propostas. A culminância será votada por estudan-
           tes de outra turma que assistirão as palestras e escolherão enquanto “moradores” da cidade fictícia o tipo de
           geração de energia elétrica mais adequado. O projeto pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar abar-
           cando os componentes curriculares de matemática, ciências da natureza, língua portuguesa e artes. Dessa
           forma o projeto promove: habilidade de argumentação, interpretação de gráficos, tabelas e dados, organiza-
           ção de ideias, pesquisa científica e escrita de artigo, produção de modelo e desenvolvimento de habilidades
           psicomotoras, entre outros.
           Habilidade contemplada:
           (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas
           etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada
           em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
             Critério    5         4           3          2          1
           Apresenta-  É capaz de   Explica com   Explica a maior   Explica parte
           ção oral  explicar com   clareza e   parte das   das propostas   Explica com
                    riqueza de   tranquilidade   propostas e ca-  e caracterís-  erros e pouco
                    detalhes e   as propostas e   racterísticas da   ticas da fonte   engajamento
                    segurança as   características   fonte de energia  de energia,   as propostas e
                    propostas e   da fonte de   com ressalvas.  demonstrando   características da
                    características  energia.        pouca compre-  fonte de energia.
                    da fonte de                      ensão.
                    energia.
           Escrita técni- O relatório con- O relatório   O relatório   O relatório
           ca (relatório):  tém imagens   contém todos   contém os   contém alguns   O relatório
           pontos   de qualidade,   os elementos   elementos   elementos soli-  não contempla
           positivos e   escrita cientí-  solicitados,   solicitados e al-  citados e poucas  os elementos
           negativos   fica primorosa   muitas imagens   gumas imagens  figuras. A es-  solicitados e não
           da fonte de   e trata dos   interessantes   relacionadas. A   crita apresenta   contém figuras
           energia  elementos   e contextuali-  escrita científi-  linguagem   ilustrativas. A
                    solicitados com  zadas e foi bem   ca apresenta ca- simples.  escrita não traz
                    primazia.  escrito (tecnica-  ráter razoável.  a linguagem
                               mente).                          científica.

           Realização de  A pesquisa   A pesquisa foi   A pesquisa foi   A pesquisa foi
           pesquisa  foi realizada   realizada em   baseada em   realizada em   A pesquisa não
                    em sites   sua maioria em   sites co-  sites pouco   apresenta auto-
                    confiáveis   sites confiáveis   muns, porém   confiáveis e   res e informações
                    e apresenta   e apresenta en-  primando pela   apresenta ele-  confiáveis.
                    pelo menos   tre 3 e 4 autores  confiabilidade.   mentos errados.
                    5 diferentes   diferentes.  Apresenta 2 au-  Somente um
                    autores.              tores diferentes. autor é citado.







          100  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105