Page 100 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 100
QUADRO 38: MODELO DE RUBRICA PARA PROJETO DO 8º ANO
Projeto de Ciências da Natureza 8º ano EFAF
Resumo sobre a proposta de projeto: O projeto consiste em dividir os estudantes em grupos e distribuir pos-
sibilidades de usinas geradoras de energia elétrica para cada um deles (eólica, solar, nuclear, hidroelétrica,
termal). A partir de uma problematização sobre a adoção de um tipo de geração de energia por uma cidade
fictícia que está em processo de planejamento, os grupos produzirão pesquisa, escrita científica, desenho
esquemático da usina, modelo e apresentação oral de suas propostas. A culminância será votada por estudan-
tes de outra turma que assistirão as palestras e escolherão enquanto “moradores” da cidade fictícia o tipo de
geração de energia elétrica mais adequado. O projeto pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar abar-
cando os componentes curriculares de matemática, ciências da natureza, língua portuguesa e artes. Dessa
forma o projeto promove: habilidade de argumentação, interpretação de gráficos, tabelas e dados, organiza-
ção de ideias, pesquisa científica e escrita de artigo, produção de modelo e desenvolvimento de habilidades
psicomotoras, entre outros.
Habilidade contemplada:
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas
etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada
em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Critério 5 4 3 2 1
Apresenta- É capaz de Explica com Explica a maior Explica parte
ção oral explicar com clareza e parte das das propostas Explica com
riqueza de tranquilidade propostas e ca- e caracterís- erros e pouco
detalhes e as propostas e racterísticas da ticas da fonte engajamento
segurança as características fonte de energia de energia, as propostas e
propostas e da fonte de com ressalvas. demonstrando características da
características energia. pouca compre- fonte de energia.
da fonte de ensão.
energia.
Escrita técni- O relatório con- O relatório O relatório O relatório
ca (relatório): tém imagens contém todos contém os contém alguns O relatório
pontos de qualidade, os elementos elementos elementos soli- não contempla
positivos e escrita cientí- solicitados, solicitados e al- citados e poucas os elementos
negativos fica primorosa muitas imagens gumas imagens figuras. A es- solicitados e não
da fonte de e trata dos interessantes relacionadas. A crita apresenta contém figuras
energia elementos e contextuali- escrita científi- linguagem ilustrativas. A
solicitados com zadas e foi bem ca apresenta ca- simples. escrita não traz
primazia. escrito (tecnica- ráter razoável. a linguagem
mente). científica.
Realização de A pesquisa A pesquisa foi A pesquisa foi A pesquisa foi
pesquisa foi realizada realizada em baseada em realizada em A pesquisa não
em sites sua maioria em sites co- sites pouco apresenta auto-
confiáveis sites confiáveis muns, porém confiáveis e res e informações
e apresenta e apresenta en- primando pela apresenta ele- confiáveis.
pelo menos tre 3 e 4 autores confiabilidade. mentos errados.
5 diferentes diferentes. Apresenta 2 au- Somente um
autores. tores diferentes. autor é citado.
100 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio