Page 96 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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5. Rubricas Avaliativas
De acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (2021), a avaliação
é definida enquanto ferramenta de mensuração das aprendizagens a partir das intencionalidades
pedagógicas, dos eixos estruturantes das áreas do conhecimento, dos componentes curricu-
lares, dos objetos de estudo e dos conteúdos nucleares. Portanto, a avaliação legitima, baliza,
emancipa e orienta o processo de ensino e aprendizagem (UMBRASIL, 2019).
Buscando atender ao desenvolvimento cognitivo, social e humano de nossos estudantes, as
avaliações devem garantir também a transparência dos critérios utilizados para dimensionar a
aquisição e construção dos saberes. Para além do estabelecimento de critérios, a avaliação deve
fornecer feedback claro e objetivo, bem como descrever as expectativas de aprendizagem e,
dessa forma, configurar uma organização prévia das habilidades que se almeja alcançar dentro
da sequência pedagógica ou do projeto desenvolvido.
As rubricas avaliativas, portanto, representam um importante formato para a verificação de
aprendizagem e desenvolvimento e partem do pressuposto da descrição das expectativas para
a prática e o exercício pleno da construção dos saberes. As rubricas podem ser utilizadas em
uma variedade de tarefas e avaliações: projetos de pesquisa, críticas literárias, produção escrita
após discussão guiada, relatório de laboratório, apresentações orais, portfólios, trabalhos em
grupo, entre outros (Stevens et al. 2013).
Para dimensionar o desenvolvimento de competências e habilidades, deve-se estar atento às
formas de avaliação de cada etapa perpassada pelo estudante em sua trajetória acadêmica.
Assim, o docente visa o desenvolvimento do pensamento crítico, fornece o apoio frente
às dificuldades inerentes e estabelece o respeito ao tempo individual de cada estudante na
completude dos propósitos educacionais pertinentes ao ciclo que avaliará.
5.1 Tipologia de rubricas e utilização
Para compreender a rubrica como uma escolha metodológica de avaliação é necessário
entender a classificação, estruturação e aplicação desse instrumento no espaçotempo
educacional. Por característica, as rubricas podem ser classificadas em dois modelos básicos:
holísticas e analíticas.
5.1.1 As rubricas holísticas
Rubricas holísticas têm por objetivo avaliar todos os níveis estabelecidos simultaneamente
e em um único critério. Nesse processo, a avaliação não reflete a união de partes, mas sim
estabelece que o fenômeno de caracterização da aprendizagem será avaliado como um todo.
Usualmente, essa modalidade de rubrica é aplicada para avaliar o produto final de um processo
de aprendizagem, veja o exemplo abaixo.
96 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio