Page 96 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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5. Rubricas Avaliativas


          De acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (2021), a avaliação
          é definida enquanto ferramenta de mensuração das aprendizagens a partir das intencionalidades
          pedagógicas, dos eixos estruturantes das áreas do conhecimento, dos componentes curricu-
          lares, dos objetos de estudo e dos conteúdos nucleares. Portanto, a avaliação legitima, baliza,
          emancipa e orienta o processo de ensino e aprendizagem (UMBRASIL, 2019).
          Buscando atender ao desenvolvimento cognitivo, social e humano de nossos estudantes, as
          avaliações devem garantir também a transparência dos critérios utilizados para dimensionar a
          aquisição e construção dos saberes. Para além do estabelecimento de critérios, a avaliação deve
          fornecer feedback claro e objetivo, bem como descrever as expectativas de aprendizagem e,
          dessa forma, configurar uma organização prévia das habilidades que se almeja alcançar dentro
          da sequência pedagógica ou do projeto desenvolvido.
          As rubricas avaliativas, portanto, representam um importante formato para a verificação de
          aprendizagem e desenvolvimento e partem do pressuposto da descrição das expectativas para
          a prática e o exercício pleno da construção dos saberes. As rubricas podem ser utilizadas em
          uma variedade de tarefas e avaliações: projetos de pesquisa, críticas literárias, produção escrita
          após discussão guiada, relatório de laboratório, apresentações orais, portfólios, trabalhos em
          grupo, entre outros (Stevens et al. 2013).
          Para dimensionar o desenvolvimento de competências e habilidades, deve-se estar atento às
          formas de avaliação de cada etapa perpassada pelo estudante em sua trajetória acadêmica.
          Assim, o docente visa o desenvolvimento do pensamento crítico, fornece o apoio frente
          às dificuldades inerentes e estabelece o respeito ao tempo individual de cada estudante na
          completude dos propósitos educacionais pertinentes ao ciclo que avaliará.

          5.1 Tipologia de rubricas e utilização
          Para compreender a rubrica como uma escolha metodológica de avaliação é necessário
          entender a classificação, estruturação e aplicação desse instrumento no espaçotempo
          educacional. Por característica, as rubricas podem ser classificadas em dois modelos básicos:
          holísticas e analíticas.
          5.1.1 As rubricas holísticas
          Rubricas holísticas têm por objetivo avaliar todos os níveis estabelecidos simultaneamente
          e em um único critério. Nesse processo, a avaliação não reflete a união de partes, mas sim
          estabelece que o fenômeno de caracterização da aprendizagem será avaliado como um todo.
          Usualmente, essa modalidade de rubrica é aplicada para avaliar o produto final de um processo
          de aprendizagem, veja o exemplo abaixo.










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