Page 93 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 93
Os delegados precisam ter subsídios para sustentar o posicionamento do país durante o debate, por isso,
além das informações coletadas no Guia de Estudos, é importante construir uma síntese sobre a situação do
país em relação ao tema proposto.
Nem sempre será possível saber claramente o posicionamento de uma nação, caso ela não o tenha declara-
do anteriormente. Nesse caso, os estudantes podem desenvolver um posicionamento a partir de documen-
tos oficiais da ONU, artigos científicos, revistas cientificas, livros e outras fontes que possam ser checadas.
Algumas perguntas podem ajudar:
Qual é o histórico da questão (no mundo e no país representado)?
Quais países envolvidos são mais afetados pela questão?
Como o país lidou com essa questão ou outras semelhantes na ONU?
Sob quais condições o país deverá ou poderá alterar o seu posicionamento?
Como os delegados poderão abordar esse posicionamento na Simulação?
CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Há uma grande diferença entre os encaminhamentos das políticas das nações consideradas potências
mundiais e uma nação com pouco poderio militar; entre países com altos índices de IDH e industrialização
e outros mais pobres, com graves problemas de saúde e abastecimento alimentar. Essa mesma discrepân-
cia aparece no endereçamento de questões na ONU, por isso é fundamental saber onde a nação que você
representa se encaixa no contexto geopolítico mundial. Além disso, questões atuais podem interferir nos
debates, como crises financeiras, catástrofes ambientais ou sanitárias – como tsunamis, acidentes aéreos
ou mesmo a expansão do coronavírus (COVID-19).
Fonte: Autoria própria
Manual da Mesa Diretora
A Mesa Diretora de cada comitê é responsável por receber os documentos de posicionamento,
mediar os debates, reconhecer a palavra das delegações e encaminhar questões e moções.
A presidência da Mesa acolhe os delegados e os auxilia em relação aos procedimentos, além de
realizar a abertura dos debates. É de responsabilidade da Mesa Diretora organizar o briefing do
Comitê, que orientará as discussões e que será entregue aos participantes antecipadamente.
Uma versão resumida pode ser afixada nas salas dos comitês para facilitar a rápida identificação
das atividades propostas.
Também é parte das atribuições da mesa escrever uma carta de boas-vindas aos delegados e
nações participantes, conclamando-os para os trabalhos a serem desenvolvidos e ressaltando
a importância do tema que irão tratar. Nesse momento são reforçadas ainda as regras gerais do
debate e as normas de convivência. Segue abaixo um exemplo de carta de boas-vindas:
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 93