Page 93 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Os delegados precisam ter subsídios para sustentar o posicionamento do país durante o debate, por isso,
           além das informações coletadas no Guia de Estudos, é importante construir uma síntese sobre a situação do
           país em relação ao tema proposto.
           Nem sempre será possível saber claramente o posicionamento de uma nação, caso ela não o tenha declara-
           do anteriormente. Nesse caso, os estudantes podem desenvolver um posicionamento a partir de documen-
           tos oficiais da ONU, artigos científicos, revistas cientificas, livros e outras fontes que possam ser checadas.
           Algumas perguntas podem ajudar:
           Qual é o histórico da questão (no mundo e no país representado)?
           Quais países envolvidos são mais afetados pela questão?
           Como o país lidou com essa questão ou outras semelhantes na ONU?
           Sob quais condições o país deverá ou poderá alterar o seu posicionamento?
           Como os delegados poderão abordar esse posicionamento na Simulação?
           CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
           Há uma grande diferença entre os encaminhamentos das políticas das nações consideradas potências
           mundiais e uma nação com pouco poderio militar; entre países com altos índices de IDH e industrialização
           e outros mais pobres, com graves problemas de saúde e abastecimento alimentar. Essa mesma discrepân-
           cia aparece no endereçamento de questões na ONU, por isso é fundamental saber onde a nação que você
           representa se encaixa no contexto geopolítico mundial. Além disso, questões atuais podem interferir nos
           debates, como crises financeiras, catástrofes ambientais ou sanitárias – como tsunamis, acidentes aéreos
           ou mesmo a expansão do coronavírus (COVID-19).
                                    Fonte: Autoria própria

          Manual da Mesa Diretora
          A Mesa Diretora de cada comitê é responsável por receber os documentos de posicionamento,
          mediar os debates, reconhecer a palavra das delegações e encaminhar questões e moções.
          A presidência da Mesa acolhe os delegados e os auxilia em relação aos procedimentos, além de
          realizar a abertura dos debates. É de responsabilidade da Mesa Diretora organizar o briefing do
          Comitê, que orientará as discussões e que será entregue aos participantes antecipadamente.
          Uma versão resumida pode ser afixada nas salas dos comitês para facilitar a rápida identificação
          das atividades propostas.
          Também é parte das atribuições da mesa escrever uma carta de boas-vindas aos delegados e
          nações participantes, conclamando-os para os trabalhos a serem desenvolvidos e ressaltando
          a importância do tema que irão tratar. Nesse momento são reforçadas ainda as regras gerais do
          debate e as normas de convivência. Segue abaixo um exemplo de carta de boas-vindas:












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