Page 89 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 89

QUADRO 34: CIÊNCIA DOS PAPÉIS DESEMPENHADOS
                             PELOS PROFESSORES E ESTUDANTES

           Agente           Atividades
                            1.  Apresentação do projeto para os estudantes e docentes.
                            2.  Organizar a divisão de grupos e inscrição de estudantes.
           Professor coordenador do
           projeto          3. Organizar e divulgar os comitês, temas e subtemas.
                            4. Organizar a orientação dos comitês.
                            5.  Promover reuniões de alinhamento do projeto.
                            1. Organizar calendário de preparação com os estudantes do grupo.
                            2. Elaborar planejamento das aulas, orientações e sessões de treinamento.
                            3. Construir guia de estudos e orientar as pesquisas dos estudantes.
           Professor responsável pelo
           comitê           4. Desenvolver canal de comunicação online com os estudantes (Teams/Nead)
                            para compartilhar materiais e tarefas relacionadas à Simulação.
                            5. Mediar os encontros presenciais do grupo para debater o tema, tirar dúvidas
                            e fazer exercícios antes da culminância.
                            1. Ler o guia de estudos relativos ao seu comitê e representação e iniciar a pesquisa.
                            2. Realizar a leitura dos documentos e manuais.
                            3. Tirar as dúvidas e debaterem sobre os documentos.
           Estudantes em grupo/indi-  4. Fazer uso da plataforma online para pesquisa em grupo, reuniões online,
           vidualmente      produção de documentos de forma colaborativa.
                            5. Produzir os Documentos de posicionamento oficial, discurso de abertura e
                            dossiê para o endereçamento das questões no dia do debate.
                            6. Participar das aulas e reuniões presenciais para treinamento e estudo com
                            os colegas de grupo e professor orientador.
                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          O êxito da culminância depende da boa preparação dos estudantes. Por isso, recomenda-se a
          produção do Guia de estudo para os estudantes, onde há uma sugestão de roteiro, elaborado
          a partir da experiência de unidades do Marista Centro-Norte e instituições do ensino superior.
          Somado a essa produção é recomendada a leitura do Manual do Delegado bem como, o Ma-
          nual da Mesa Diretora.

          Guia de estudo para os estudantes
          O objetivo do Guia de Estudos é orientar os estudantes sobre o(s) tema(s) que irão trabalhar,
          bem como apresentar pontos importantes para o debate ao longo da simulação. Esse roteiro
          será o ponto de partida dos estudos e pesquisas dos estudantes e seu acompanhamento ajudará
          no desenvolvimento do projeto.
          A produção do Guia é de responsabilidade do professor(es) orientador de cada comitê, que
          pode contar com a participação da equipe do Secretariado Geral ou de um grupo de discentes
          destacados para esse fim. É necessário elaborar o Guia de maneira que estimule a curiosidade
          dos estudantes e evite perguntas que seriam respondidas rapidamente em sites de pesquisa -
          explore números, exemplos, gráficos e outros materiais visuais.



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  89
   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94