Page 89 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 89
QUADRO 34: CIÊNCIA DOS PAPÉIS DESEMPENHADOS
PELOS PROFESSORES E ESTUDANTES
Agente Atividades
1. Apresentação do projeto para os estudantes e docentes.
2. Organizar a divisão de grupos e inscrição de estudantes.
Professor coordenador do
projeto 3. Organizar e divulgar os comitês, temas e subtemas.
4. Organizar a orientação dos comitês.
5. Promover reuniões de alinhamento do projeto.
1. Organizar calendário de preparação com os estudantes do grupo.
2. Elaborar planejamento das aulas, orientações e sessões de treinamento.
3. Construir guia de estudos e orientar as pesquisas dos estudantes.
Professor responsável pelo
comitê 4. Desenvolver canal de comunicação online com os estudantes (Teams/Nead)
para compartilhar materiais e tarefas relacionadas à Simulação.
5. Mediar os encontros presenciais do grupo para debater o tema, tirar dúvidas
e fazer exercícios antes da culminância.
1. Ler o guia de estudos relativos ao seu comitê e representação e iniciar a pesquisa.
2. Realizar a leitura dos documentos e manuais.
3. Tirar as dúvidas e debaterem sobre os documentos.
Estudantes em grupo/indi- 4. Fazer uso da plataforma online para pesquisa em grupo, reuniões online,
vidualmente produção de documentos de forma colaborativa.
5. Produzir os Documentos de posicionamento oficial, discurso de abertura e
dossiê para o endereçamento das questões no dia do debate.
6. Participar das aulas e reuniões presenciais para treinamento e estudo com
os colegas de grupo e professor orientador.
Fonte: Autoria própria (2023)
O êxito da culminância depende da boa preparação dos estudantes. Por isso, recomenda-se a
produção do Guia de estudo para os estudantes, onde há uma sugestão de roteiro, elaborado
a partir da experiência de unidades do Marista Centro-Norte e instituições do ensino superior.
Somado a essa produção é recomendada a leitura do Manual do Delegado bem como, o Ma-
nual da Mesa Diretora.
Guia de estudo para os estudantes
O objetivo do Guia de Estudos é orientar os estudantes sobre o(s) tema(s) que irão trabalhar,
bem como apresentar pontos importantes para o debate ao longo da simulação. Esse roteiro
será o ponto de partida dos estudos e pesquisas dos estudantes e seu acompanhamento ajudará
no desenvolvimento do projeto.
A produção do Guia é de responsabilidade do professor(es) orientador de cada comitê, que
pode contar com a participação da equipe do Secretariado Geral ou de um grupo de discentes
destacados para esse fim. É necessário elaborar o Guia de maneira que estimule a curiosidade
dos estudantes e evite perguntas que seriam respondidas rapidamente em sites de pesquisa -
explore números, exemplos, gráficos e outros materiais visuais.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 89