Page 86 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 86

•   Subsecretário Geral: articula as questões logísticas no dia da simulação, como ajuste de
             salas, inscrição dos delegados e encaminhamento das resoluções, bem como no acompa-
             nhamento dos comitês. Colabora com a composição da mesa e atenta para a divisão de
             tempo e agenda do dia. Dependendo da quantidade de comitês, pode ser oportuno estabe-
             lecer um subsecretário por comitê.
          •   Subsecretário Geral para Comunicação e Informação: contribui com a equipe de comu-
             nicação para dar visibilidade às atividades da simulação, pontuando destaques de debates,
             convidados, ações culturais. Cuida para que as atividades realizadas tenham algum tipo de
             registro audiovisual.
          •   Secretário do Comitê: atua em colaboração com o subsecretário. É responsável por
             aconselhar a presidência da mesa em relação às regras de procedimentos, roteiros sobre
             as falas da Presidência, diálogos com os delegados etc. Atenta para a agenda do dia e a
             elaboração dos documentos de resolução.
          Ainda que os estudantes assumam diversas responsabilidades e sejam capazes de encaminhar
          atividades variadas da simulação, sua atuação deve ser sempre supervisionada por um docente.
          É importante que os estudantes tenham ciência das atribuições de cada função e se sintam
          amparados pelos professores.
          Independente da formação do Secretariado Geral é oportuno construir uma equipe de estudantes
          para contribuir com a organização no dia da culminância.
                    FIGURA 27: ORGANOGRAMA FUNCIONAL DO SECRETARIADO
























                                  Fonte: Autoria própria (2023)




           86  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91