Page 84 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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O fluxograma a seguir apresenta uma sugestão de encaminhamentos a serem realizados pela
          equipe de coordenação de área e professores seguindo as etapas descritas. Desde a escolha
          do tema central, apresentação para professores e estudantes, organização dos comitês e a
          preparação para a culminância.
                  FIGURA 25 : Fluxograma de organização dos comitês à culminância
















                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          Sobre a organização, é necessária atenção à maneira que se estrutura a apresentação da SIM
          de acordo com a própria Organização das Nações Unidas (ONU), referência principal para a
          organização das simulações internacionais, por isso o cuidado com a escolha do tema,
          escolha dos comitês, composição do secretariado geral, composição da mesa diretora e
          preparação da culminância.
          Escolha do Tema e Comitês: os comitês são órgãos de representação da ONU, como, por
          exemplo, FAO, OMS, FMI, entre outros; formados por membros representantes de cada país,
          denominados delegados. A escolha dos temas e subtemas da simulação como um todo e dos
          comitês criará a identidade da simulação internacional na unidade. Os temas devem ser
          significativos para os estudantes, de modo a garantir seu engajamento, visto que exercerão
          a função de delegados, representantes de um determinado país durante a simulação. Além
          disso, as temáticas devem estar em consonância com a demandas contemporâneas da região
          e do mundo, com as questões trabalhadas pela equipe pedagógica e os projetos da unidade.
          A construção dos temas e comitês também devem levar em consideração os conteúdos nucle-
          ares, as competências e habilidades das Matrizes Curriculares do Brasil Marista, bem como
          as matrizes de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Base Nacional
          Comum Curricular (BNCC).
          Sugere-se que, na organização dos comitês, seja possível a escolha de um comitê para ser traba-
          lhado totalmente em inglês. Nesse caso é fundamental que os docentes preparem os estudantes
          para utilização de jargões e vocabulário próprios da temática a ser discutida.

          Sugerimos, a princípio, dois modelos de prática de comitês: comitês atrelados a um tema geral;
          e/ou comitês com temas específicos.



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