Page 80 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É sugerido que cada uma das etapas possua duração de uma a duas semanas, respeitando o
calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir as atividades de todo o bloco
durante a COP Marista. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da
área de Ciências Humanas. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer
a COP Marista, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
Ao professor líder da atividade, bem como coordenadores e orientadores da área de Ciências
Humanas, recomenda-se:
• Incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na COP Marista;
• Articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que facilitem
o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
• Acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa dos
estudantes;
• Envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu caráter interdis-
ciplinar;
• Contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
• Garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos.
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da COP Marista, para tal ela deve:
• Planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
• Prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra para
os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento, custos
com a confecção de materiais para a COP Marista e premiação dos estudantes, entre outros;
• Motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte neces-
sário para o desenvolvimento do trabalho.
É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos processos, incenti-
vando sempre o protagonismo dos estudantes.
4.3.3 Simulação Internacional Marista (SIM)
A Simulação Internacional Marista (SIM) é um projeto coordenado pela área de Ciências Humanas
e equipe técnica das unidades socioeducacionais que reproduz os debates realizados por comitês e
conferências internacionais promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A SIM prioriza a prática e a experiência da realidade comportamental e dialética, nessa
perspectiva a Matriz Marista propõe o desenvolvimento da competência política como “a
capacidade de se apropriar, construir e mobilizar saberes, conhecimentos, atitudes e valores
de convivência, participação e negociação com diferentes sujeitos e em contextos diversos”
(UMBRASIL, 2019, p. 19).
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