Page 80 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É sugerido que cada uma das etapas possua duração de uma a duas semanas, respeitando o
          calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
          conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir as atividades de todo o bloco
          durante a COP Marista. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da
          área de Ciências Humanas. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer
          a COP Marista, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
          Ao professor líder da atividade, bem como coordenadores e orientadores da área de Ciências
          Humanas, recomenda-se:
          •   Incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na COP Marista;
          •   Articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que facilitem
             o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
          •   Acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa dos
             estudantes;
          •   Envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu caráter interdis-
             ciplinar;
          •   Contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
          •   Garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
             baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos.
          A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da COP Marista, para tal ela deve:
          •   Planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
          •   Prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra para
             os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento, custos
             com a confecção de materiais para a COP Marista e premiação dos estudantes, entre outros;
          •   Motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte neces-
             sário para o desenvolvimento do trabalho.
          É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos processos, incenti-
          vando sempre o protagonismo dos estudantes.

          4.3.3 Simulação Internacional Marista (SIM)
          A Simulação Internacional Marista (SIM) é um projeto coordenado pela área de Ciências Humanas
          e equipe técnica das unidades socioeducacionais que reproduz os debates realizados por comitês e
          conferências internacionais promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
          A SIM prioriza a prática e a experiência da realidade comportamental e dialética, nessa
          perspectiva a Matriz Marista propõe o desenvolvimento da competência política como “a
          capacidade de se apropriar, construir e mobilizar saberes, conhecimentos, atitudes e valores
          de convivência, participação e negociação com diferentes sujeitos e em contextos diversos”
          (UMBRASIL, 2019, p. 19).



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