Page 75 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Dentre os objetivos específicos, destaca-se:
• Analisar as diversas configurações sociais, políticas, culturais e econômicas, investigando
e considerando as diferentes formas de apropriação do espaço geográfico nas múltiplas
escalas;
• Analisar e sistematizar informações que permitam o desenvolvimento socioambiental
sustentável de forma crítica, seguida da real intervenção na sociedade, por meio de ações e
mobilização dos saberes;
• Ampliar diálogos e desenvolver a habilidade de escrita ativa e sensível diante das diferentes
realidades políticas, econômicas e sociais;
• Compreender ações e reações individuais e coletivas que refletem nos diferentes povos
e culturas;
• Construir e vivenciar valores e atitudes, inspirados nos princípios Maristas, com vistas à
valorização e ao respeito ao outro, ao mundo e à natureza, de modo que a solidariedade, a
sustentabilidade, a justiça e a dignidade sejam os referenciais que orientem as ações indivi-
duais e coletivas, com vistas à construção de uma realidade justa e sustentável;
• Analisar e sistematizar informações, utilizando a leitura, o registro, a representação, o
manejo de dados e os elementos espaciais;
• Conscientizar-se de que as ações políticas locais serão consolidadas na inter-relação com
políticas escalares, espaciais e temporais diferentes, mobilizando conhecimentos, valores,
interesses, no sentido de interferir efetivamente na realidade;
• Utilizar diversas linguagens geográficas para compreender e traduzir a realidade e entender
as ações humanas e das sociedades;
• Analisar criticamente o espaço geográfico considerando sua complexidade de redes e
fluxos, visíveis e invisíveis, constituintes desse espaço, adequando-os à escala de análise e
à diversidade dos fenômenos geográficos em estudo;
• Utilizar diversas formas de compreensão, intervenção e tradução da realidade como
mecanismo de apropriação do mundo e entendimento das ações humanas e das sociedades.
b. Orientações para a estruturação da COP Marista
A metodologia da atividade deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
hipóteses, a resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e o recolhimento e
interpretação dos dados, de forma permanente, para que a construção e reconstrução do
conhecimento articulem diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual
o fazer não se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
Participantes: estudantes do EFAF (6º ao 8º ano).
Cronograma de realização sugerido: segundo trimestre do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares de Educação Básica
do Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de
caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto. Cada turma deverá ser acom-
panhada por um professor, sugere-se o professor conselheiro, e orientada por um professor da
área de Ciências Humanas, responsável pelos encaminhamentos e orientações da atividade.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 75