Page 72 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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FIGURA 20: ORGANOGRAMA FUNCIONAL DOS CONSELHOS
Fonte: Autoria própria
Na fase da culminância, os estudantes deverão se organizar para a apresentação das
propostas de intervenção, etapa que será realizada durante a Assembleia dos Comitês da
ONU Marista. Sugerimos que a atividade deva ocorrer preferencialmente em um dia da semana,
em período letivo, simulando assim, um encontro da Assembleia dos Comitês e viabilizando
uma melhor organização do espaço escolar e do desenvolvimento da atividade. Nesse dia,
recomenda-se a apresentação das propostas de intervenção pelo Conselho de Representação.
Para o funcionamento e organização da Assembleia dos Comitês, sugere-se:
• Auditório – Apresentação dos resultados esperados e obtidos com a Proposta de Intervenção
realizada pelo Conselho de Representação.
• Pátio e Áreas Comuns – Apresentação dos Murais Informativos com dados e imagens do
desenvolvimento dos Projetos de Intervenção realizados por cada Comitê.
É sugerido que cada etapa possua duração de duas a três semanas, respeitando o calendário
escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores regentes de
cada turma, sendo estes responsáveis por gerir as atividades de todo o Comitê. Os professores
serão orientados e coordenados pelos professores da área de Ciências Humanas. O envolvi-
mento de todos os professores é essencial e irá enriquecer a Assembleia dos Comitês da ONU
Marista, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
Ao professor líder da atividade, bem como coordenadores e orientadores da área de Ciências
Humanas, recomenda-se:
• Incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Assembleia dos Comitês da ONU
Marista;
• Articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que facilitem
o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
• Acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a execução do projeto
de intervenção dos estudantes;
• Envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu caráter interdis-
ciplinar;
72 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio