Page 73 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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•   Contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
          •   Garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
             baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos.
          A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Assembleia dos Comitês da ONU Marista,
          para tal ela deve:
          •   Planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
          •   Prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra
             para os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento,
             custos com a confecção de materiais para a Assembleia dos Comitês da ONU Marista e
             premiação dos estudantes, entre outros;
          •   Motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte necessário
             para o desenvolvimento do trabalho.
          É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos processos, incenti-
          vando sempre o protagonismo dos estudantes.

          4.3.2 Conferência das Partes Marista – Ensino Fundamental Anos Finais
                      Aprende a comunicar, quem se comunica; a argumentar, quem argumenta; a
                      resolver problemas reais, quem os resolve; e a participar de um convívio social,
                      quem tem essa oportunidade. Disciplina alguma desenvolve tudo isso isolada-
                      mente, mas a escola as desenvolve nas disciplinas que ensina e nas práticas de
                      cada classe e de cada professor (MEC, 2002, p.16).

          Indicada para ser realizada nos anos finais do Ensino Fundamental, a Conferência das Partes
          (COP) é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, cujo objetivo
          é debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que
          afetam o planeta e negociar acordos sobre o tema. Dentro de um contexto histórico, ela surge
          a partir da realização do evento Cúpula da Terra no Rio de Janeiro em que foi dado o primeiro
          passo para as discussões sobre o clima a nível global. E diante de tal preocupação, nesse evento
          foi adotada a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
          Desde 1994, quando o acordo entrou em vigor, a Organização das Nações Unidas reúne países
          com o intuito de discutir medidas que garantam a preservação e manutenção sustentável dos
          recursos naturais, além das proposições para diminuição da concentração de gases de efeito
          estufa, no sentido de prevenir e controlar a interferência do ser humano no sistema climático,
          cada vez mais ameaçado pelas políticas econômicas vivenciadas pelos países.
          É durante a COP que são negociados os tratados estabelecidos pela Convenção Quadro da
          ONU. Na ocasião, sugeridas também adições e extensões ao acordo a partir da realidade e
          necessidades vigentes. A importância do encontro anual, ou seja, da realização da COP, está
          basicamente na discussão e tratativas relacionadas ao cumprimento dos acordos desde 1994,
          além de novas proposições que têm sido mais incisivas na cobrança de ações assertivas dos
          países desenvolvidos em apoio aos países subdesenvolvidos que mais sofrem as consequências
          diretas das mudanças climáticas.




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