Page 77 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 77

•   Empresas multinacionais: as empresas são divididas em dois grupos principais: Grupo
             que representa a proposta de sustentabilidade em seu processo de produção; e o Grupos
             de discussão de interesse, nele são discutidos a participação econômica da empresa
             nos países do bloco. Exemplo: Coca-Cola, Unilever, Meta, Paramount, TikTok, JBS, ADM,
             Bunge, Ambev, entre outras;
          •  ONGs: as ONGs são divididas em dois grupos principais: Grupo de representantes,
             responsáveis pela apresentação da organização e da proposta de intervenção ambiental
             para empresas e países; e o Grupo de negociação, responsável pelas tratativas relacionadas
             a financiamento de projetos e contrapartidas. Exemplo: WWF, Greenpeace, Instituto Baobá,
             IPE, SOS Amazônia, TNC, Observatório do Clima, PETA, entre outras;
          •   Comissão de imprensa: formada por um grupo de comunicação, responsável exclusiva-
             mente pelo repasse de informações entre os blocos.
                       FIGURA 22: ORGANOGRAMA FUNCIONAL DOS BLOCOS






















                                    Fonte: Autoria própria

          Com os blocos formados, para que a COP Marista atenda às demandas de abordagem e discussão
          dos temas propostos, é necessário que cada grupo, ainda na fase de desenvolvimento, produza
          o material que irá embasar as apresentações, discussões, propostas e debates da atividade.
          Nesse sentido, para melhor fluxo das demandas exigidas para a atividade e atendendo aos
          propósitos da COP, sugere-se os seguintes documentos para produção:
          Países
          •   Presidente/Primeiro-ministro: produção de texto de posicionamento sobre as discussões
             e propostas de avanço relacionadas aos acordos vigentes sobre o meio ambiente e relatório
             sobre principais acordos ambientais em que o país é signatário;



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  77
   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82