Page 82 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 82
b. Orientações para a estruturação da SIM
A metodologia da atividade deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
hipóteses, a resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e o recolhimento e
interpretação dos dados, de forma permanente, para que a construção e reconstrução do
conhecimento articulem diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual
o fazer não se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
Participantes: estudantes do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1ª e 2ª séries).
Cronograma de realização sugerido: segundo trimestre do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista,
a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e
sim deverá contemplar o processo e o produto. Cada turma deverá ser acompanhada por um
professor, sugere-se o professor conselheiro, orientado por um professor da área de Ciências
Humanas, responsável pelos encaminhamentos e orientações da atividade.
Avaliação da SIM: recomenda-se que nos dias de realização da Simulação Marista seja organi-
zado um Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores encaminhamentos e apresentações de
cada turma. Os documentos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
serem enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais. O componente
referente à nota levará em consideração todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.
c. Dinâmica de organização pedagógica e estrutura da SIM
O êxito da Simulação Internacional Marista depende de preparação e organização. Por
isso, o primeiro passo é compreender as etapas de desenvolvimento do projeto e construir um
calendário de atividades. É importante que esse processo seja validado junto à Equipe Diretiva
e a todos os envolvidos, garantindo a ciência das demandas até a culminância. Dessa forma,
o projeto de Simulação Internacional da ONU será apresentado em cinco etapas principais:
Organização, Descoberta, Desenvolvimento, Culminância e Pós-culminância.
FIGURA 24: DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SIM
Fonte: Autoria própria
82 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio