Page 82 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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b.  Orientações para a estruturação da SIM
          A metodologia da atividade deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
          hipóteses, a resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e o recolhimento e
          interpretação dos dados, de forma permanente, para que a construção e reconstrução do
          conhecimento articulem diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual
          o fazer não se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
          Participantes: estudantes do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1ª e 2ª séries).
          Cronograma de realização sugerido: segundo trimestre do ano letivo.

          Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista,
          a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e
          sim deverá contemplar o processo e o produto. Cada turma deverá ser acompanhada por um
          professor, sugere-se o professor conselheiro, orientado por um professor da área de Ciências
          Humanas, responsável pelos encaminhamentos e orientações da atividade.
          Avaliação da SIM: recomenda-se que nos dias de realização da Simulação Marista seja organi-
          zado um Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores encaminhamentos e apresentações de
          cada turma. Os documentos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
          serem enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais. O componente
          referente à nota levará em consideração todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.

          c.  Dinâmica de organização pedagógica e estrutura da SIM
          O êxito da Simulação Internacional Marista depende de preparação e organização. Por
          isso, o primeiro passo é compreender as etapas de desenvolvimento do projeto e construir um
          calendário de atividades. É importante que esse processo seja validado junto à Equipe Diretiva
          e a todos os envolvidos, garantindo a ciência das demandas até a culminância. Dessa forma,
          o projeto de Simulação Internacional da ONU será apresentado em cinco etapas principais:
          Organização, Descoberta, Desenvolvimento, Culminância e Pós-culminância.

                    FIGURA 24: DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SIM





                                    Fonte: Autoria própria









           82  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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