Page 87 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Composição da Mesa Diretora: os trabalhos das sessões de cada comitê serão acompanhados
e moderados por uma mesa diretora, composta por presidência e vice-presidência. A mesa é a
entidade soberana e controla o fluxo dos debates, dispõe de regras dos Comitês e todas as ques-
tões procedimentais. Sugere-se que a mesa diretora seja composta por dois estudantes convi-
dados da 3ª série do EM, com experiência na simulação; dependendo do perfil dos estudantes,
pode ser oportuno incluir, na Mesa Diretora um professor.
Preparação da Culminância: a organização para o dia ou dias de culminância deve prever
o quanto possível as demandas desse momento. Será necessário, por exemplo, dimensionar
o número de salas que serão utilizadas, a disposição de mesas e cadeiras, se há tomadas sufi-
cientes para o uso de aparelhos portáteis, garantir projetores/televisores nos ambientes, entre
outras demandas.
Essas atividades são de responsabilidade do Secretariado Geral e Subsecretário geral, ou de
uma equipe específica de organização da culminância, formada por estudantes e docentes/
equipe diretiva. Essa equipe também recepcionará convidados e auxiliará nos momentos de
abertura e fechamento das atividades do dia.
Cartazes, camisetas, crachás e demais peças com a identidade visual do projeto devem ser ex-
ploradas no(s) dia(s) da Culminância. A programação precisa estar visível para todos os envol-
vidos, sugere-se também que a programação seja apresentada de forma detalhada por comitê,
com indicação dos participantes e locais de debate. A duração de dias e horários devem ser
ajustados de acordo com a unidade.
a. Orientação para a preparação dos estudantes
O primeiro passo para o engajamento dos estudantes é a apresentação do projeto. Esse é o
momento de explorar os registros de edições anteriores ou realizadas por instituições de ensino
superior, falas de antigos participantes e/ou convidados. Também é nessa etapa em que as
dúvidas sobre a organização e formação dos comitês são explicadas.
Uma boa estratégia para manter o interesse das turmas a cada ano é incluir questões recentes
sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), como a eleição de novo secretário ou a agenda
de encontros internacionais. Dessa maneira é possível também retomar informações sobre a
estrutura organizacional da ONU. Outra estratégia é pedir para um grupo de estudantes que
já participaram da simulação apresentarem o funcionamento da ONU para outra turma, sob
supervisão de um docente.
Manter o calendário da Simulação Internacional atualizado e compartilhado com os estudantes
contribui para o acompanhamento e revisão das atividades previstas. Como se trata de um
projeto com duração de vários meses, o calendário ajuda na percepção das metas cumpridas e
da proximidade com o momento da culminância. Além disso, como parte do estudo dos discentes
pode ser feito de forma online, na plataforma NEaD ou Teams, um bom cronograma facilita o
acompanhamento de todos.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 87