Page 87 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Composição da Mesa Diretora: os trabalhos das sessões de cada comitê serão acompanhados
          e moderados por uma mesa diretora, composta por presidência e vice-presidência. A mesa é a
          entidade soberana e controla o fluxo dos debates, dispõe de regras dos Comitês e todas as ques-
          tões procedimentais. Sugere-se que a mesa diretora seja composta por dois estudantes convi-
          dados da 3ª série do EM, com experiência na simulação; dependendo do perfil dos estudantes,
          pode ser oportuno incluir, na Mesa Diretora um professor.
          Preparação da Culminância: a organização para o dia ou dias de culminância deve prever
          o quanto possível as demandas desse momento. Será necessário, por exemplo, dimensionar
          o número de salas que serão utilizadas, a disposição de mesas e cadeiras, se há tomadas sufi-
          cientes para o uso de aparelhos portáteis, garantir projetores/televisores nos ambientes, entre
          outras demandas.
          Essas atividades são de responsabilidade do Secretariado Geral e Subsecretário geral, ou de
          uma equipe específica de organização da culminância, formada por estudantes e docentes/
          equipe diretiva. Essa equipe também recepcionará convidados e auxiliará nos momentos de
          abertura e fechamento das atividades do dia.
          Cartazes, camisetas, crachás e demais peças com a identidade visual do projeto devem ser ex-
          ploradas no(s) dia(s) da Culminância. A programação precisa estar visível para todos os envol-
          vidos, sugere-se também que a programação seja apresentada de forma detalhada por comitê,
          com indicação dos participantes e locais de debate. A duração de dias e horários devem ser
          ajustados de acordo com a unidade.
          a.  Orientação para a preparação dos estudantes
          O primeiro passo para o engajamento dos estudantes é a apresentação do projeto. Esse é o
          momento de explorar os registros de edições anteriores ou realizadas por instituições de ensino
          superior, falas de antigos participantes e/ou convidados. Também é nessa etapa em que as
          dúvidas sobre a organização e formação dos comitês são explicadas.
          Uma boa estratégia para manter o interesse das turmas a cada ano é incluir questões recentes
          sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), como a eleição de novo secretário ou a agenda
          de encontros internacionais. Dessa maneira é possível também retomar informações sobre a
          estrutura organizacional da ONU. Outra estratégia é pedir para um grupo de estudantes que
          já participaram da simulação apresentarem o funcionamento da ONU para outra turma, sob
          supervisão de um docente.
          Manter o calendário da Simulação Internacional atualizado e compartilhado com os estudantes
          contribui para o acompanhamento e revisão das atividades previstas. Como se trata de um
          projeto com duração de vários meses, o calendário ajuda na percepção das metas cumpridas e
          da proximidade com o momento da culminância. Além disso, como parte do estudo dos discentes
          pode ser feito de forma online, na plataforma NEaD ou Teams, um bom cronograma facilita o
          acompanhamento de todos.




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