Page 90 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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O Guia deve ser um material simples e assertivo, proporcional ao número de estudantes envol-
          vidos e seu segmento. Lembre-se de que, independentemente do formato do Guia de Estudos,
          alguns temas precisam ser contemplados como a estrutura da Organização das Nações Unidas,
          tópicos de história e questões contemporâneas do país representado na simulação.
          É importante que o docente acompanhe a realização do Guia de Estudos pelos estudantes, de
          modo a valorizar e orientar o trabalho discente.
          O guia de estudos pode ser organizado da seguinte maneira:
          1.  Capa (Conselho, Comitê, Tema/Subtema)
          2.  Sumário
          3.  Carta de boas-vindas ao comitê
          4.  Introdução ao comitê
          5.  Introdução ao tópico da área
          6.  Definições de conceitos (Aspectos conceituais relevantes para o tema/subtema/tópico de
             discussão, definição de conceitos como direitos humanos, organização não-governamen-
             tal, liberdade de expressão, entre outros)
          7.  Contexto histórico
          •   Contextualização histórica sobre o país/tema/subtema/tópico de debate;
          •   Menções anteriores ao tópico no comitê;
          •   Recomendações anteriores da ONU sobre aquele tópico;
          •   Momentos de crise referente ao tópico ao longo da história.
          8.  Análise da situação atual do tópico (Questões fundamentais para compreender o pano de
             fundo do tópico, além do atual debate no mundo e para a nação em questão)
          9.  Contexto legal (Tópicos para o tratamento da questão em debate, contendo, por exemplo, a
             Declaração Universal de Direitos Humanos e outros documentos legais oficiais relacionados.
             Pode ser uma declaração de independência do país que será representado, trechos de cartas
             orientadoras da ONU ou seus Comitês sobre a questão colocada em discussão. Trazer docu-
             mentos oficiais para os estudantes se familiarizarem com esse formato e compreenderem a
             importância de utilizá-los como referência)
          10.  Perguntas orientadoras para posicionamento oficial
          O objetivo da pesquisa realizada pelos estudantes não é somente conhecer o país que irá repre-
          sentar, mas orientar o debate no comitê. Por isso, os estudantes precisam ser capazes de agre-
          gar os conhecimentos gerais sobre os países ao debate específico que participarão.
          Assim, o professor orientador precisa também provocar os estudantes para refletirem sobre
          as informações e conhecimentos que adquiriram dentro do universo da situação-problema
          colocada, como, por exemplo:
          •   Qual a situação do tema específico no sistema de nações e quais os maiores desafios diante
             das diferentes realidades?
          •   Como os maiores parceiros/rivais comerciais e políticos do país estão se posicionando a
             respeito do tema?



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