Page 85 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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FIGURA 26: MODELO DE PRÁTICAS DOS COMITÊS
Imprensa
Tema Central:
Rússia x Ucrânia
Comitê responsável
pela divulgação de
informações
FAO Commodities FAO Commodities
FMI
Mundiais: como Mundiais: como
Consequências
abastecer o mundo abastecer o mundo
da guerra na
em um período em um período
estagflação mundial
de guerra? de guerra?
Comitê atrelado a um tema geral Comitê com tema específico
Fonte: Autoria própria (2023)
Além dos comitês para discussão dos temas propostos e respectivos encaminhamentos, é
possível destacar um grupo de estudantes para o Comitê de Imprensa, que tem por objetivo
realizar entrevistas com os delegados, divulgar as notícias sobre os encaminhamentos dos
debates e acompanhar as atividades culturais.
Composição do Secretariado Geral: um dos pontos principais dos projetos de simulações
é o protagonismo estudantil. Nesse sentido são construídas estratégias que promovam sua
participação efetiva no projeto desde a elaboração da pesquisa e atuação como delegados até a
composição das mesas diretoras nos comitês e o envolvimento com a logística da culminância.
A composição do Secretariado Geral é uma das maneiras de potencializar o engajamento dos
estudantes e pode ser feita de forma colaborativa: os próprios estudantes podem eleger os
secretários e subsecretários. Nesse processo, o docente ressalta a importância dessa equipe
ter um perfil proativo ou experiência prévia em simulações, visto ser um grupo único para toda
simulação. Também é possível que o coordenador de área de Ciências Humanas, junto com a
equipe de professores, indique os possíveis estudantes com habilidades para assumir os cargos.
Dependendo da quantidade de envolvidos, o secretariado deverá ser formado por um grupo
com as seguintes atribuições, individualmente ou em duplas:
• Secretário Geral: é a liderança estudantil do projeto na unidade. Articula os processos
junto aos comitês, os outros secretários e dialoga com a equipe diretiva, professores e
coordenadores. O Secretário Geral tem o papel de mobilização dos estudantes para a
participação e engajamento no projeto, além de participar dos discursos de abertura e
encerramento da culminância.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 85