Page 81 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Tal prática exige uma aproximação da realidade que contribui com o processo de aprendizagem
em caráter mais significativo, uma vez que o estudante assume o papel de representante de
uma nação, como diplomata ou Chefe de Estado, e precisa desvincular de seus julgamentos
e críticas, assumindo uma postura de negociação na busca por atender um objetivo maior na
construção de sociedades mais justas, colocando em pratica a lógica de argumentação e
convencimento, competência sustentada “no exercício da cidadania, reforçando a consciência
da interdependência entre as competências individuais e coletivas, implicadas na construção
de aprendizagens” (UMBRASIL, 2019, p. 19).
A seguir, são apresentadas as orientações estruturantes para a realização da SIM Marista, que
objetivam sistematizar a realização de um projeto pedagógico que envolva toda a instituição
para a valorização da cultura que dialoga com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do
Brasil Marista.
a. Objetivos
A SIM aponta para a contínua e crescente necessidade de promover o protagonismo e a auto-
nomia dos nossos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e
habilidades fundamentais para a sua inserção social e política em sociedade, articulada com a
intencionalidade da proposta educativa Marista. O desenvolvimento da oratória e da retórica,
bem como da noção de diplomacia, é uma das marcas e um dos pontos altos do projeto SIM.
Nesse sentido, vale enfatizar a importância da utilização de mecanismo de apropriação do
mundo e de entendimento das ações humanas e das sociedades nos diferentes espaçotempos
(UMBRASIL, 2018. pág.34).
Dentre os objetivos específicos, destaca-se:
• Simular o ambiente de negociação e de tomada de decisões em organismos multilaterais,
jurídicos e políticos;
• Promover a liderança e o protagonismo juvenil;
• Despertar nos estudantes o interesse para pesquisas e fazer com que adquiram conheci-
mento acerca dos temas propostos dialogando sobre a realidade política, social e cultural
de diversos países;
• Estimular postura oral, crítica e comportamental diante das atividades;
• Fomentar o respeito a normas de conduta dentro e fora das atividades da SIM;
• Promover o conhecimento da cultura, economia, política interna e externa dos países
representados;
• Compreender a relação entre territórios, fronteiras e a atuação geopolítica dos Estados
nacionais e organismos internacionais;
• Desenvolver e aprimorar a escrita formal por meio da confecção documentos oficiais,
elaborando hipóteses de intervenção no cenário político atual.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 81