Page 78 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 78
• Ministro da Economia: produção de texto com informações referentes à economia do
país, como PIB, IDH, além dos valores de investimento e verbas do orçamento para aplicação
em políticas ambientais;
• Ministro do Meio Ambiente: produção de mural visual com a presença de textos com as
principais pautas do país relacionadas ao meio ambiente, além do histórico de dados,
demandas e projetos ambientais produzidos pelo país nos últimos dez anos.
Empresa Multinacionais
• Grupo de Proposta de Sustentabilidade: produção de uma apresentação digital da
proposta de ações relacionadas à diminuição de danos e impactos ambientais relacionados
à produção e o consumo do produto;
• Grupo de Discussão de Interesse: produção de uma proposta de sustentabilidade com
histórico e dados da empresa e influência na economia do país e/ou bloco, com proposta de
investimento em projetos ambientais como contrapartida aos danos retroativos causados
pela empresa.
Organizações Não Governamentais
• Grupo de Representantes: produção de material visual para a participação na COP, como,
por exemplo, cartazes e folders que apresentam denúncias e proposta de intervenção
relacionada à causa da ONG e/ou demanda do país em questão;
• Grupo de Negociação: produção de um infográfico para apresentação da proposta de
negociação com governo ou empresa como contrapartida aos danos causados.
Comissão de Imprensa
• Grupo de Comunicação: produção de boletim informativo (folder) e um mural de notícias,
para comunicação aberta entre os grupos envolvidos nas reuniões e discussões. Também
é função do grupo manter as informações desse mural atualizadas sobre o que ocorre
na COP Marista.
Na fase da culminância, os estudantes deverão se organizar para a apresentação das propostas
construídas, etapa esta, que será realizada durante a COP Marista. Sugerimos que a atividade
deva ocorrer preferencialmente em dois dias da semana em período letivo, simulando assim,
as duas semanas da COP e viabilizando uma melhor organização do espaço escolar e do
desenvolvimento da simulação da COP.
No primeiro dia, recomenda-se a execução da Discussão Técnica, organizando a escola em
quatro espaços principais, e em cada espaço um grupo de participantes diferentes e com a
apresentação dos resultados:
• Sala 1 – Encontro dos Presidentes/Primeiros-ministros: nesse momento, os presidentes/
primeiros-ministros deverão discutir sobre os atuais acordos ambientais em que seus
respectivos países fazem parte, levantando pontos de avanço, melhoria ou mudança.
• Sala 2 – Grupos de Discussão (ONG), Grupo de Interesse (Empresas) e Ministros da
Economia: nesse encontro, os representantes dos grupos e ministros apresentam e discutem
os dados, bem como, apresentam novas propostas relacionadas a solução de problemas
ambientais ou avanço em acordos já propostos.
78 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio