Page 74 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Nesse sentido, as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista possibilitam a
          produção de sujeitos engajados com as demandas atuais da sociedade e do meio ambiente,
          uma vez que propõe ações que compreendem a apropriação, construção e mobilização
          dos conhecimentos relacionando e aplicando saberes prévios para dar respostas diante de
          situações novas e em contextos diferenciados. Implica, portanto, na transposição didática, que
          significa a conversão de saberes científicos e cotidianos em saberes escolares. Essa competência
          promove uma alta qualidade nos projetos acadêmicos, ao mobilizar e inserir os sujeitos no
          processo de aprendizagem significativa, facilitando a identificação de questões e problemas
          essenciais e o empenho na busca das respostas (UMBRASIL, 2018, pág. 19).
          A COP Marista é um espaçotempo que objetiva proporcionar aos estudantes a experiência de
          conhecimento relacionada às diferentes políticas econômicas, sociais e ambientais que se
          amparam nas diversas manifestações culturais e são evidenciadas nas decisões tomadas para
          o interesse comum. Colocar os estudantes em contato com diferentes realidades por meio da
          busca por informação e da mediação das discussões sobre temas tão valiosos, como os do meio
          ambiente, reforça o protagonismo e o entendimento do seu papel nos acontecimentos a nível
          local e global.
          Entre os objetivos da COP Marista, destaca-se a promoção do protagonismo juvenil, como
          habilidade socioemocional fundamental para o século XXI. Outras habilidades também se
          aplicam à prática, como trabalho em grupo, oratória, retórica, leitura crítica e organização de
          registros para a produção da escrita de documentos e organização para apresentação dos dados.
          Espera-se que os estudantes passem a desenvolver criticidade, habilidade de argumentação e
          escrita atenta a diversidade de informações as quais terão contato durante os encaminhamentos
          da atividade.
          A seguir, são apresentados os objetivos e as orientações estruturantes para a realização da COP
          Marista, que objetiva sistematizar a realização de um projeto pedagógico que envolva toda a
          instituição para a valorização da cultura que dialoga com as Matrizes Marista.
          a.  Objetivos
          O objetivo geral para a realização da COP Marista é ampliar o repertório cultural dos estudantes
          por meio de uma reflexão sobre as representações políticas, sociais e econômicas de cada nação
          e sua influência sobre as situações que repercutem em outras realidades, como é o caso das
          mudanças climáticas.
          Nesse sentido, vale enfatizar a importância da conscientização em relação às ações políticas na
          inter-relação com políticas escalares, espaciais e temporais diferentes, que mobilizam conhe-
          cimentos, valores, interesses, no sentido de interferir efetivamente na realidade (UMBRASIL,
          2018, pág. 93).




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