Page 74 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Nesse sentido, as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista possibilitam a
produção de sujeitos engajados com as demandas atuais da sociedade e do meio ambiente,
uma vez que propõe ações que compreendem a apropriação, construção e mobilização
dos conhecimentos relacionando e aplicando saberes prévios para dar respostas diante de
situações novas e em contextos diferenciados. Implica, portanto, na transposição didática, que
significa a conversão de saberes científicos e cotidianos em saberes escolares. Essa competência
promove uma alta qualidade nos projetos acadêmicos, ao mobilizar e inserir os sujeitos no
processo de aprendizagem significativa, facilitando a identificação de questões e problemas
essenciais e o empenho na busca das respostas (UMBRASIL, 2018, pág. 19).
A COP Marista é um espaçotempo que objetiva proporcionar aos estudantes a experiência de
conhecimento relacionada às diferentes políticas econômicas, sociais e ambientais que se
amparam nas diversas manifestações culturais e são evidenciadas nas decisões tomadas para
o interesse comum. Colocar os estudantes em contato com diferentes realidades por meio da
busca por informação e da mediação das discussões sobre temas tão valiosos, como os do meio
ambiente, reforça o protagonismo e o entendimento do seu papel nos acontecimentos a nível
local e global.
Entre os objetivos da COP Marista, destaca-se a promoção do protagonismo juvenil, como
habilidade socioemocional fundamental para o século XXI. Outras habilidades também se
aplicam à prática, como trabalho em grupo, oratória, retórica, leitura crítica e organização de
registros para a produção da escrita de documentos e organização para apresentação dos dados.
Espera-se que os estudantes passem a desenvolver criticidade, habilidade de argumentação e
escrita atenta a diversidade de informações as quais terão contato durante os encaminhamentos
da atividade.
A seguir, são apresentados os objetivos e as orientações estruturantes para a realização da COP
Marista, que objetiva sistematizar a realização de um projeto pedagógico que envolva toda a
instituição para a valorização da cultura que dialoga com as Matrizes Marista.
a. Objetivos
O objetivo geral para a realização da COP Marista é ampliar o repertório cultural dos estudantes
por meio de uma reflexão sobre as representações políticas, sociais e econômicas de cada nação
e sua influência sobre as situações que repercutem em outras realidades, como é o caso das
mudanças climáticas.
Nesse sentido, vale enfatizar a importância da conscientização em relação às ações políticas na
inter-relação com políticas escalares, espaciais e temporais diferentes, que mobilizam conhe-
cimentos, valores, interesses, no sentido de interferir efetivamente na realidade (UMBRASIL,
2018, pág. 93).
74 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio