Page 70 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 70
Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou a busca por
informações relativas a cada comitê, seus integrantes, os problemas apontados e as propostas
de solução. Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação
dos estudantes apresentando temas relacionados à busca de informações em bases de dados; à
validação de informações; à verificação de fontes, entre outros aspectos como a construção do
referencial teórico do problema a ser explorado. Definido temas norteadores, os estudantes são
motivados a gerar ideias para apresentá-las de forma crítica e contextualizada.
Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem ser motivados a apresentarem suas ideias
de forma política e centrada nos temas norteadores, ou seja, a identificação de um problema
local relacionado a um dos ODS propostos para a turma, acompanhado de uma Proposta de
Intervenção para resolução da questão apontada. É necessário o exercício de uma escuta ativa e
busca fundamentada dos dados recolhidos a serem analisados. Sendo assim, papel do professor
é levantar informações prévias junto aos estudantes, problematizando alguma situação viven-
ciada pelos mesmos ou do cotidiano. A partir dessa problematização, é de responsabilidade do
professor indicar, por meio de atividades e tarefas, os encaminhamentos aos estudantes. Todos
os estudantes participarão de cada etapa do projeto, porém, a responsabilidade das apresen-
tações e produção de material para a exposição será de cada conselho formado por um grupo
de estudantes. Recomenda-se que cada turma fundamente a apresentação da solução para um
problema relacionado aos ODS propostos. As sugestões a seguir estão fundamentadas nas Ma-
trizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista:
• 2º ano: ODS 14 e ODS 15
• 3º ano: ODS 06, ODS 08 e ODS 11
• 4º ano: ODS 08, ODS 12 e ODS 16
• 5º ano: ODS 01, ODS 02 e ODS 10
FIGURA 19: ORGANIZAÇÃO DOS ODS POR TURMA
Fonte: Coordenação Educacional/GSE (2023)
70 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio