Page 66 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 66

FIGURA 17: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS













                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          É sugerido que cada uma das etapas tenha duração de uma a duas semanas, respeitando o
          calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
          conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir atividades durante as fases da
          mostra. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da área de Ciências
          da Natureza e Matemática. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer
          a mostra, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
          Ao professor líder da atividade, recomenda-se:
          •   Incentivar o engajamento dos estudantes na produção do seu projeto;
          •   Articular com o TE da unidade, com o responsável pela educação tecnológica e demais co-
             laboradores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
          •   Acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a iniciação científica
             dos estudantes;
          •   Envolver os demais professores na realização da atividade, por causa do caráter interdisci-
             plinar da atividade. Por exemplo, o time de professores de Ciências Humanas pode auxiliar
             na compreensão do contexto sociocultural do problema a ser enfrentado;
          •   Contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
          •   Garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
             baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos;
          •   Estabelecer os critérios de avaliação dos trabalhos por meio de rubricas: apresentação,
             relatório, criatividade, fidelidade a linha de pesquisa ou os ODS;
          •   Estabelecer critérios para a redução ou não utilização de materiais que agridam o meio
             ambiente, tais como isopor, plásticos, entre outros.
          A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da mostra, para tal ela deve:
          •   Planejar e organizar as questões referentes às datas de realização do projeto;
          •   Coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da mostra para a comunidade;
          •   Prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra
             para os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento,
             custos com a confecção de materiais para a mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
          •   Motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte
             necessário para o desenvolvimento do trabalho.




           66  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71