Page 66 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 66
FIGURA 17: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
Fonte: Autoria própria (2023)
É sugerido que cada uma das etapas tenha duração de uma a duas semanas, respeitando o
calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir atividades durante as fases da
mostra. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da área de Ciências
da Natureza e Matemática. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer
a mostra, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
Ao professor líder da atividade, recomenda-se:
• Incentivar o engajamento dos estudantes na produção do seu projeto;
• Articular com o TE da unidade, com o responsável pela educação tecnológica e demais co-
laboradores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
• Acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a iniciação científica
dos estudantes;
• Envolver os demais professores na realização da atividade, por causa do caráter interdisci-
plinar da atividade. Por exemplo, o time de professores de Ciências Humanas pode auxiliar
na compreensão do contexto sociocultural do problema a ser enfrentado;
• Contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
• Garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos;
• Estabelecer os critérios de avaliação dos trabalhos por meio de rubricas: apresentação,
relatório, criatividade, fidelidade a linha de pesquisa ou os ODS;
• Estabelecer critérios para a redução ou não utilização de materiais que agridam o meio
ambiente, tais como isopor, plásticos, entre outros.
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da mostra, para tal ela deve:
• Planejar e organizar as questões referentes às datas de realização do projeto;
• Coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da mostra para a comunidade;
• Prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra
para os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento,
custos com a confecção de materiais para a mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
• Motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte
necessário para o desenvolvimento do trabalho.
66 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio