Page 62 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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4.2 Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação
Na perspectiva de contribuir para a promoção da dignidade humana e para a educação, em
sua integralidade, de cidadãos éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento da
sociedade, faz-se necessária a inserção em nossa prática pedagógica de temáticas em acordo
com os Direitos Humanos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Campanha da
Fraternidade. Em 2015, as Nações Unidas publicaram os Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS), com o intuito de propor uma agenda positiva global, que envolva a
adoção de medidas essenciais para a promoção dos direitos humanos, da sustentabilidade e da
responsividade das instituições políticas, tendo como prazo de implantação o ano de 2030,
dando continuidade às conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Foram formulados dezessete objetivos e cento e sessenta e nove metas, voltados para
o desenvolvimento sustentável e suas três dimensões: econômica, social e ambiental. A
intencionalidade desses objetivos é erradicar a miséria, combater as desigualdades sociais,
promover o crescimento econômico e a geração de empregos, em sintonia com as questões
ambientais, éticas, de paz e de justiça.
FIGURA 13: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Fonte: PNUD Brasil (2022)
De acordo com o Projeto Educativo do Brasil Marista, a educação é um processo cultural, social e
político, dentro dessa perspectiva, compreendemos a necessidade de promover a melhoria da
qualidade de vida de pessoas em situação de risco social, incentivando práticas como o empre-
endedorismo social.
De forma complementar a essa proposta, compreendemos que o processo de alfabetização ou
de letramento científico ocorre durante toda a vida escolar dos estudantes e tem por objetivo
contribuir para a formação de indivíduos, tornando-os protagonistas de suas próprias decisões;
cientes de seu papel como cidadãos e corresponsáveis pelo futuro sustentável da sociedade
e do meio ambiente.
62 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio