Page 60 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 60

FIGURA 12: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
                      MOSTRA MARISTA DE CONHECIMENTO, ARTE E CULTURA







                                    Fonte: Autoria própria
          Avaliação da Mostra: sugerimos que, no dia da Mostra, seja organizado um Comitê Avalia-
          tivo composto pelos professores dos componentes curriculares da área de conhecimento, coor-
          denador de área e outros convidados pertinentes, para a escolha dos melhores trabalhos de cada
          segmento. Os trabalhos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente, serem
          enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais. O componente referente
          à nota levará em consideração todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.
          c.  Dinâmica de organização pedagógica
          O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
          descoberta, planejamento, desenvolvimento e culminância.
          Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
          aos estudantes, nesse momento evidencia-se a importância do evento estimulando o conhe-
          cimento, apreciação e reflexão sobre as produções artísticas individuais e coletivas de diversas
          culturas e épocas, compreendendo a diversidade de valores que orientam tanto o seu próprio
          modo de pensar e agir quanto o da sociedade, assim como possibilitar o contato com materiais
          e técnicas diversas (UMBRASIL, 2021, pág.99).
          Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a busca de informação e ela-
          boração de um produto a partir de uma fundamentação apresentada pelo tema, a fim de que se
          analise e contextualize especificidades. Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca
          para colaborar na formação dos estudantes apresentando temas relacionados à busca de infor-
          mações em bases de dados; à validação de informações; à verificação de fontes, entre outros
          aspectos como a construção do referencial teórico das análises a serem exploradas. Definido
          um tema norteador, os estudantes são motivados a gerar ideias para apresentá-las de forma
          crítica e contextualizada.
          Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem ser motivados a produzir seus produtos
          a partir das ideias pensadas na fase de planejamento. Ainda nessa fase, sugere-se que
          os produtos sejam apresentados por diferentes formas, tais quais, poemas, pinturas, artigos,
          peças teatrais, entre outros. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área do SETE e SEAC
          para dar suporte aos projetos.
          Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar para a
          apresentação dos produtos planejados que será realizada durante a Mostra Marista de
          Conhecimento, Arte e Cultura. A Mostra deve ocorrer preferencialmente em um sábado
          letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se também a confecção de um relatório
          descrevendo o processo de pesquisa, a produção dos produtos e os resultados obtidos,
          como forma de documentar a atividade.



           60  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65