Page 55 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 55
conhecimento, lidando com fatores como comunicação, trabalho em equipe, frustrações,
prazos e apresentação para públicos externos que irão contribuir de maneira significativa para
o seu processo de formação integral. O ciclo da aprendizagem experiencial que será vivenciado
na construção dos projetos e suas culminâncias compreende as seguintes etapas:
FIGURA 10: CICLO DE APRENDIZAGEM
Fonte: Coordenação Educacional/GSE (2023)
1. Encantamento pela experiência: apresentação da situação problema, da temática do
projeto das ações relacionadas a explorar, examinar, estudar e identificar o objeto de estudo
proposto, conhecer e se engajar nos objetivos da construção de um produto, pesquisa
ou projeto.
2. Compartilhamento de ideias sobre a experiência: construção de relatórios, apresentação
de pesquisa, debates, formulação de questionários, análise de dados, entre outros ele-
mentos. Consiste em mergulhar na temática da mostra e compartilhar o que foi encontrado.
3. Generalizando para além da proposta: internalização dos conceitos e objetos do conhe-
cimento desenvolvidos na proposta. Resolução de questões Enem, questões dissertativas,
propostas de redação e de outros elementos relacionados ao tema. Sistematização do co-
nhecimento.
4. Aplicação: após entender o tema, pesquisar e consolidar o que aprendeu, é necessário
aplicar o conhecimento construído no decorrer do projeto; resolução do problema ou
realização da pesquisa proposta.
5. Culminância: dos projetos é o ponto alto da experiência estruturada de aprendizagem
proposta pelas mostras, nela os estudantes irão sistematizar todo o conhecimento
construído ao longo do processo. Por meio dessa estratégia pedagógica, o estudante pode
perpassar por todos os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, perfazendo um caminho
que inicia nos estágios mais básicos (entender, lembrar, explicar) até os mais avançados
(analisar, avaliar, criar) (BLOOM, 1972).
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 55