Page 55 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 55

conhecimento, lidando com fatores como comunicação, trabalho em equipe, frustrações,
          prazos e apresentação para públicos externos que irão contribuir de maneira significativa para
          o seu processo de formação integral. O ciclo da aprendizagem experiencial que será vivenciado
          na construção dos projetos e suas culminâncias compreende as seguintes etapas:
                             FIGURA 10: CICLO DE APRENDIZAGEM
















                              Fonte: Coordenação Educacional/GSE (2023)

          1.  Encantamento pela experiência: apresentação da situação problema, da temática do
             projeto das ações relacionadas a explorar, examinar, estudar e identificar o objeto de estudo
             proposto, conhecer e se engajar nos objetivos da construção de um produto, pesquisa
             ou projeto.
          2.  Compartilhamento de ideias sobre a experiência: construção de relatórios, apresentação
             de pesquisa, debates, formulação de questionários, análise de dados, entre outros ele-
             mentos. Consiste em mergulhar na temática da mostra e compartilhar o que foi encontrado.
          3.  Generalizando para além da proposta: internalização dos conceitos e objetos do conhe-
             cimento desenvolvidos na proposta. Resolução de questões Enem, questões dissertativas,
             propostas de redação e de outros elementos relacionados ao tema. Sistematização do co-
             nhecimento.
          4.  Aplicação: após entender o tema, pesquisar e consolidar o que aprendeu, é necessário
             aplicar o conhecimento construído no decorrer do projeto; resolução do problema ou
             realização da pesquisa proposta.
          5.  Culminância: dos projetos é o ponto alto da experiência estruturada de aprendizagem
             proposta pelas mostras, nela os estudantes irão sistematizar todo o conhecimento
             construído ao longo do processo. Por meio dessa estratégia pedagógica, o estudante pode
             perpassar por todos os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, perfazendo um caminho
             que inicia nos estágios mais básicos (entender, lembrar, explicar) até os mais avançados
             (analisar, avaliar, criar) (BLOOM, 1972).





                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  55
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60