Page 50 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 50

QUADRO 30: Fluxo dos Simulados Evolucional
                                      EVOLUCIONAL
                      ANTES DA APLICAÇÃO                APÓS A APLICAÇÃO
                       Ação             Responsável   Ação       Responsável
           Cadastrar turmas e estudantes nas respecti-
             vas plataformas no início do ano letivo.  GSE
           Conferir a orientação anual das avaliações em   Upload de cartões na
            larga escala e divulgar o calendário de apli-  plataforma.
           cação das avaliações de aplicação obrigatória
                para docentes e estudantes.                         TE
            Conferir a quantidade de cadernos de prova   Coordena-  Verificar e corrigir
            e cartões-resposta enviados para unidade e,   ção Pedagó-  processos de audito-
           caso sejam necessários mais cadernos e car-  gica  ria e pendências nos
           tões, acionar à GSE em tempo hábil por meio   cartões subidos na
             do e-mail:  simulados@marista.edu.br   plataforma.
           Solicitar aos estudantes ou aplicadores o pre-  Analisar e enca-  Coordenação de
            enchimento do RE nos cartões em branco.  minhar eventuais   Linguagens em diá-
             Verificar as matrizes de habilidades e/ou   Professores  inconsistências na   logo com o professor
             manuais de aplicação de cada simulado.  correção de redações. de Produção Textual
           Conferir necessidades de minoração ou majo-  Análise e acompanha-
           ração no mínimo 30 dias antes do início da ja-  mento de resultados
           nela de aplicação do simulado a fim de manter   a partir do estabeleci-
             a quantidade de avaliações contratada.  mento de habilidades   Coordenações de
                                                 prioritárias por área de  área, coordenações
                                           TE    conhecimento, bem   pedagógicas, orien-
            Solicitar para o suporte cartão de resposta   como elaboração de   tação educacional e
           em branco, caso algum estudante não esteja   plano de ação com as   professores
            cadastrado 30 dias antes da realização do   intervenções pedagó-
                      simulado.                  gicas gerais e individu-
                                                   ais (por grupos).
          Após análise dos resultados, para executar um plano de ação que atenda às evidências, sugere-se
          acompanhar o processo por meio da ferramenta Ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT), ou seja,
          construir um plano de ação, executar estratégias de melhoria de resultados, aplicar avaliações e
          analisar resultados, que por sua vez, subsidiarão um novo plano de ação e assim sucessivamente,
          conforme figura 06 a seguir.
                                  FIGURA 06: CICLO PDCA











                            Fonte: Adpatado de Universidade do Oeste Paulista
          Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, indicamos a leitura atenta da
          Orientação GSE Nº 3/2023 sobre adaptações de avaliações em larga escala para estudantes NEE.



           50  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55