Page 50 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 50
QUADRO 30: Fluxo dos Simulados Evolucional
EVOLUCIONAL
ANTES DA APLICAÇÃO APÓS A APLICAÇÃO
Ação Responsável Ação Responsável
Cadastrar turmas e estudantes nas respecti-
vas plataformas no início do ano letivo. GSE
Conferir a orientação anual das avaliações em Upload de cartões na
larga escala e divulgar o calendário de apli- plataforma.
cação das avaliações de aplicação obrigatória
para docentes e estudantes. TE
Conferir a quantidade de cadernos de prova Coordena- Verificar e corrigir
e cartões-resposta enviados para unidade e, ção Pedagó- processos de audito-
caso sejam necessários mais cadernos e car- gica ria e pendências nos
tões, acionar à GSE em tempo hábil por meio cartões subidos na
do e-mail: simulados@marista.edu.br plataforma.
Solicitar aos estudantes ou aplicadores o pre- Analisar e enca- Coordenação de
enchimento do RE nos cartões em branco. minhar eventuais Linguagens em diá-
Verificar as matrizes de habilidades e/ou Professores inconsistências na logo com o professor
manuais de aplicação de cada simulado. correção de redações. de Produção Textual
Conferir necessidades de minoração ou majo- Análise e acompanha-
ração no mínimo 30 dias antes do início da ja- mento de resultados
nela de aplicação do simulado a fim de manter a partir do estabeleci-
a quantidade de avaliações contratada. mento de habilidades Coordenações de
prioritárias por área de área, coordenações
TE conhecimento, bem pedagógicas, orien-
Solicitar para o suporte cartão de resposta como elaboração de tação educacional e
em branco, caso algum estudante não esteja plano de ação com as professores
cadastrado 30 dias antes da realização do intervenções pedagó-
simulado. gicas gerais e individu-
ais (por grupos).
Após análise dos resultados, para executar um plano de ação que atenda às evidências, sugere-se
acompanhar o processo por meio da ferramenta Ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT), ou seja,
construir um plano de ação, executar estratégias de melhoria de resultados, aplicar avaliações e
analisar resultados, que por sua vez, subsidiarão um novo plano de ação e assim sucessivamente,
conforme figura 06 a seguir.
FIGURA 06: CICLO PDCA
Fonte: Adpatado de Universidade do Oeste Paulista
Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, indicamos a leitura atenta da
Orientação GSE Nº 3/2023 sobre adaptações de avaliações em larga escala para estudantes NEE.
50 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio