Page 52 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A partir dos valores obtidos, é possível definir um intervalo mais prático em conformidade com
a média possível alcançada, podendo haver aproximações para simplificar a escala, conforme
a seguir:
QUADRO 32: EXEMPLO DE RÉGUA COM APROXIMAÇÃO
Níveis Nota na plataforma (até 1000 pontos) Nota no Lyceum (0 a 2 pontos)
Nível 5 701 a 780 2,0
Nível 4 621 a 700 1,6
Nível 3 541 a 620 1,2
Nível 2 461 a 540 0,8
Nível 1 380 a 460 0,4
Fonte: Autoria própria
Para manter a coerência pedagógica das aprendizagens desenvolvidas em sala e aqueles pre-
sentes na avaliação em larga escala, é necessária a validação dos coordenadores das áreas de
conhecimento para analisar e anular ou manter eventuais itens ainda não trabalhados na etapa
letiva. Nesse caso, sugere-se redistribuir a pontuação do item em relação à média da prova. Para
isso, é necessário obter a pontuação de cada item, calcula por:
Exemplo:
Nesse exemplo, se um estudante tiver 2 questões anuladas, receberá a pontuação de 6,48 adi-
cionais em sua nota.
52 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio