Page 49 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 49

devem organizar seus calendários conforme as datas informadas na orientação. As avaliações
          de aplicação em rede são obrigatórias, mas a atribuição de nota deve ser avaliada em cada caso.
          Em geral, com vistas ao maior engajamento estudantil, recomenda-se atribuição de pontuação
          para os simulados.
          3.2.1 Fluxo das avaliações externas na unidade
          As avaliações em larga escala movimentam uma grande quantidade de sujeitos e requerem
          harmonia e organização de todos os setores envolvidos para uma aplicação tranquila. Eventuais
          falhas nesses procedimentos podem comprometer a aplicação e a geração e interpretação de
          resultados. Considerando as plataformas contratadas, descrevemos abaixo as ações e atribuições
          necessárias antes e depois da aplicação dos simulados.

                          QUADRO 29: Fluxo dos Simulados da Estuda.com
                                       ESTUDA.COM
                        ANTES DA APLICAÇÃO               APÓS A APLICAÇÃO
                        Ação              Responsável    Ação      Responsável
           Verificar o cadastro de alunos e turmas no início   Upload de cartões na
             do ano, caso haja inconsistências acionar o   TE  plataforma.
                       suporte.
            Conferir a orientação anual das avaliações em
           larga escala e divulgar o calendário de aplicação
             das avaliações de aplicação obrigatória para
                   docentes e estudantes.                             TE
            Conferir a quantidade de cadernos de prova e   Coordenação  Verificar e corrigir
            cartões-resposta enviados para unidade e, caso   processos de audito-
           sejam necessários mais cadernos e cartões, acio-  Pedagógica  ria e pendências nos
            nar à GSE em tempo hábil por meio do e-mail:   cartões subidos na
                 simulados@marista.edu.br              plataforma.
           Solicitar aos estudantes ou aplicadores o preen-  Analisar e enca-  Coordenação
              chimento do RE nos cartões em branco.  minhar eventuais   de Linguagens
                                                    inconsistências na   em diálogo
           Verificar as matrizes de habilidades e/ou manuais   correção de redações.  com o profes-
                 de aplicação de cada simulado.  Professores      sor de Produ-
                                                                   ção Textual.
           Conferir o cadastro de estudantes novatos antes   Analisar
            de cada simulado e acionar o suporte quando   e acompanhar
                      necessário.                    resultados a partir
           Conferir necessidades de minoração ou majora-  do estabelecimen-  Coordena-
            ção a fim de manter a quantidade de avaliações   to de habilidades   ções de área,
                      contratada.                   prioritárias por área   coordenações
                                             TE      de conhecimento,   pedagógicas,
                                                    bem como elaboração   orientação
                                                     de plano de ação   educacional e
                                                    com as intervenções   professores.
                                                    pedagógicas gerais
                                                     e individuais (por
                                                        grupos).


                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  49
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54