Page 49 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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devem organizar seus calendários conforme as datas informadas na orientação. As avaliações
de aplicação em rede são obrigatórias, mas a atribuição de nota deve ser avaliada em cada caso.
Em geral, com vistas ao maior engajamento estudantil, recomenda-se atribuição de pontuação
para os simulados.
3.2.1 Fluxo das avaliações externas na unidade
As avaliações em larga escala movimentam uma grande quantidade de sujeitos e requerem
harmonia e organização de todos os setores envolvidos para uma aplicação tranquila. Eventuais
falhas nesses procedimentos podem comprometer a aplicação e a geração e interpretação de
resultados. Considerando as plataformas contratadas, descrevemos abaixo as ações e atribuições
necessárias antes e depois da aplicação dos simulados.
QUADRO 29: Fluxo dos Simulados da Estuda.com
ESTUDA.COM
ANTES DA APLICAÇÃO APÓS A APLICAÇÃO
Ação Responsável Ação Responsável
Verificar o cadastro de alunos e turmas no início Upload de cartões na
do ano, caso haja inconsistências acionar o TE plataforma.
suporte.
Conferir a orientação anual das avaliações em
larga escala e divulgar o calendário de aplicação
das avaliações de aplicação obrigatória para
docentes e estudantes. TE
Conferir a quantidade de cadernos de prova e Coordenação Verificar e corrigir
cartões-resposta enviados para unidade e, caso processos de audito-
sejam necessários mais cadernos e cartões, acio- Pedagógica ria e pendências nos
nar à GSE em tempo hábil por meio do e-mail: cartões subidos na
simulados@marista.edu.br plataforma.
Solicitar aos estudantes ou aplicadores o preen- Analisar e enca- Coordenação
chimento do RE nos cartões em branco. minhar eventuais de Linguagens
inconsistências na em diálogo
Verificar as matrizes de habilidades e/ou manuais correção de redações. com o profes-
de aplicação de cada simulado. Professores sor de Produ-
ção Textual.
Conferir o cadastro de estudantes novatos antes Analisar
de cada simulado e acionar o suporte quando e acompanhar
necessário. resultados a partir
Conferir necessidades de minoração ou majora- do estabelecimen- Coordena-
ção a fim de manter a quantidade de avaliações to de habilidades ções de área,
contratada. prioritárias por área coordenações
TE de conhecimento, pedagógicas,
bem como elaboração orientação
de plano de ação educacional e
com as intervenções professores.
pedagógicas gerais
e individuais (por
grupos).
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 49