Page 54 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Destacamos também que as dez competências da BNCC dialogam com as competências aca-
          dêmicas, ético-estéticas, tecnológicas e políticas das Matrizes Maristas e que esse conjunto de
          elementos baliza nossas práticas pedagógicas e, consequentemente, nosso sistema avaliativo.

                     FIGURA 09: COMPETÊNCIAS DA BNCC E MATRIZES MARISTA























                                    Fonte: Autoria própria
          Quando pensamos em habilidades e competências a serem desenvolvidas, necessidades educa-
          cionais do século XXI, novas metodologias de ensino, formação integral e excelência acadêmi-
          ca, notamos que é preciso ir além das práticas pedagógicas e avaliativas tradicionais. Pensando
          em um sistema avaliativo a favor da aprendizagem e destas novas demandas, apresentamos as
          Mostras Maristas como uma resposta a este novo cenário educacional. As tradicionais feiras e
          os eventos escolares são apresentados de maneira remodelada com o objetivo de introduzir os
          elementos da aprendizagem experiencial e baseada em projetos, dando foco e intencionali-
          dade pedagógica aos eventos produzidos em nossas unidades e dando dinamicidade ao nosso
          currículo. Ao longo do ano letivo, as mostras avaliativas propostas são: a Mostra Marista de
          Conhecimento, Arte e Cultura e a Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência
          e Inovação. Este documento sistematiza duas mostras e abre espaço para a utilização enquanto
          avaliação de projeto pedagógico das atividades: Assembleia de Comitês da ONU Marista
          para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano), a Conferência das Partes Marista
          para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 8º ano) e Simulação Internacional Marista
          para o 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio (1ª e 2ª série).
          A aprendizagem experiencial consiste na aquisição do conhecimento por meio de vivências
          estruturadas com intencionalidade pedagógica que façam com que os estudantes se desen-
          volvam para além dos objetos de conhecimento e desenvolvam também habilidades, compe-
          tências acadêmicas e socioemocionais (PFEIFFER & JONES, 1993). As mostras e os projetos
          desenvolvidos pelos estudantes baseiam-se em problemas complexos do cotidiano e/ou temas
          de pesquisas que farão com que os estudantes experienciem situações reais da aplicação do



           54  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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