Page 54 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Destacamos também que as dez competências da BNCC dialogam com as competências aca-
dêmicas, ético-estéticas, tecnológicas e políticas das Matrizes Maristas e que esse conjunto de
elementos baliza nossas práticas pedagógicas e, consequentemente, nosso sistema avaliativo.
FIGURA 09: COMPETÊNCIAS DA BNCC E MATRIZES MARISTA
Fonte: Autoria própria
Quando pensamos em habilidades e competências a serem desenvolvidas, necessidades educa-
cionais do século XXI, novas metodologias de ensino, formação integral e excelência acadêmi-
ca, notamos que é preciso ir além das práticas pedagógicas e avaliativas tradicionais. Pensando
em um sistema avaliativo a favor da aprendizagem e destas novas demandas, apresentamos as
Mostras Maristas como uma resposta a este novo cenário educacional. As tradicionais feiras e
os eventos escolares são apresentados de maneira remodelada com o objetivo de introduzir os
elementos da aprendizagem experiencial e baseada em projetos, dando foco e intencionali-
dade pedagógica aos eventos produzidos em nossas unidades e dando dinamicidade ao nosso
currículo. Ao longo do ano letivo, as mostras avaliativas propostas são: a Mostra Marista de
Conhecimento, Arte e Cultura e a Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência
e Inovação. Este documento sistematiza duas mostras e abre espaço para a utilização enquanto
avaliação de projeto pedagógico das atividades: Assembleia de Comitês da ONU Marista
para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano), a Conferência das Partes Marista
para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 8º ano) e Simulação Internacional Marista
para o 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio (1ª e 2ª série).
A aprendizagem experiencial consiste na aquisição do conhecimento por meio de vivências
estruturadas com intencionalidade pedagógica que façam com que os estudantes se desen-
volvam para além dos objetos de conhecimento e desenvolvam também habilidades, compe-
tências acadêmicas e socioemocionais (PFEIFFER & JONES, 1993). As mostras e os projetos
desenvolvidos pelos estudantes baseiam-se em problemas complexos do cotidiano e/ou temas
de pesquisas que farão com que os estudantes experienciem situações reais da aplicação do
54 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio