Page 58 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 58

Na configuração das Matrizes Curriculares do Brasil Marista, em diálogo com Roger Chartier
          (1970), a cultura é compreendida em duas dimensões; uma que considera a produção do
          homem, suas manifestações e obras em múltiplas linguagens; e a outra no que se refere aos
          hábitos e às tradições, que variam no tempo e espaço, de acordo com o contexto.

          Intrínseco às relações e às ações sociais, deve-se ter em vista o conceito de cultura, que precisa
          ser compreendido de duas formas: no sentido antropológico, referindo-se a tudo o que o ho-
          mem produz a partir de sua racionalidade, ou seja, o que é artificial, o que fora construído pelo
          raciocínio e capacidade de adaptação do homem (sob esse aspecto, o homem é o único ser vivo
          que produz cultura); e no sentido geral, referindo-se ao modo como cada povo, nação, socie-
          dade e grupo humano compreende o mundo e lhe confere significado (UMBRASIL, 2019, p. 33).
          Nessa perspectiva, os sujeitos estão em interlocuções com os objetos, deixando-se afetar pelos
          artefatos artísticos. O objeto da Arte abrange saberes culturais e estéticos, inseridos em práti-
          cas de produção e apreciação artística fundamentais para a formação do sujeito. Nesse sentido,
          a compreensão dos sistemas de representação é basilar para uma consistente interlocução com
          os produtos da Arte, possibilitando experiências de análise e de crítica, leitura, interpretação
          e intervenção no mundo, de modo crítico e reflexivo. Arte é linguagem. Linguagem é a capaci-
          dade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, de acordo com as neces-
          sidades da sociedade na qual este indivíduo em questão está inserido. A linguagem é a nossa
          primeira herança social. É por meio da aquisição da linguagem que os indivíduos se organizam
          socialmente, sendo regulados pelo seu simbolismo (UMBRASIL, 2019, p. 80).
          As Escolas e os Colégios Maristas devem sempre buscar novas e criativas formas de educar,
          evangelizar e defender os direitos humanos, sobretudo o direito das crianças e dos jovens.
          Nessa perspectiva de contribuir para a promoção da dignidade humana e na construção de
          cidadãos éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade, faz-se
          necessária a inserção de temáticas como defesa dos direitos humanos, objetivos de desen-
          volvimento sustentável, campanha da fraternidade, entre outros dentro de nossa prática
          pedagógica cotidiana.

          Entre os objetivos dessa mostra, destacam-se a promoção do protagonismo juvenil, além de
          outras habilidades socioemocionais fundamentais para o século XXI, como trabalho em grupo,
          retórica, oratória, respeito à diversidade, ética, consciência social, solidariedade e liderança.
          Espera-se com o aprimoramento da criatividade que os estudantes possam desenvolver
          criticidade e habilidade de argumentação.
          A seguir, apresentamos os objetivos e as orientações estruturantes para a realização da Mostra
          Marista de Conhecimento, Arte e Cultura, que tem por objetivo sistematizar a realização de um
          projeto pedagógico que envolva toda a comunidade escolar para valorização da cultura ou
          outra temática que dialogue com as Matrizes Maristas.





           58  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63