Page 63 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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As Escolas e os Colégios Maristas devem sempre buscar novas e criativas formas de educar,
          evangelizar e defender os direitos humanos, sobretudo o das crianças e dos jovens, assim, é
          fundamental a inserção de temáticas sociais, como defesa dos direitos humanos, objetivos de
          desenvolvimento sustentável, campanha da fraternidade, entre outros dentro de nossa prática
          pedagógica cotidiana.
          Entre os objetivos dessa mostra, destacam-se a promoção do protagonismo juvenil, além de
          outras habilidades socioemocionais fundamentais para o século XXI, como trabalho em grupo,
          retórica, oratória, respeito à diversidade, ética, consciência social, solidariedade e liderança.
          Espera-se, com o desenvolvimento do empreendedorismo social, que os estudantes possam
          buscar soluções sustentáveis, viáveis e inovadoras, para a melhoria da vida em sociedade,
          despertando neles o interesse pelo universo empreendedor.
          A seguir, apresentamos as orientações estruturantes para a realização da Mostra Marista de
          Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação, que tem por objetivo sistematizar a realização de
          um projeto pedagógico que envolva toda a comunidade escolar para que conheçam as soluções
          criadas pelos estudantes para problemas que poderão se relacionados por meio de atividades
          que promovam o empreendedorismo social, os ODS ou outra temática que dialogue com as
          Matrizes Maristas.
          a.  Objetivos:
          Faz-se necessário construir soluções inovadoras para problemas reais do cotidiano e que se
          relacionem com os objetos de conhecimento das áreas de Ciências da Natureza e Matemática
          que irão compor a Mostra Marista de Empreendedorismo social, Ciência e Inovação.
          Dentre os objetivos específicos destacamos:
          •   Desenvolver as habilidades e competências do eixo estruturante de investigação científica
             no enfrentamento de situações problemas do cotidiano dos estudantes;
          •   Desenvolver as habilidades e competências do eixo estruturante de contextualização
             sócio-histórica e cultural por meio da compreensão das relações entre ciência, tecnologia
             e sociedade;
          •   Desenvolver linguagem científica, tecnológica e a cultura da inovação para solução dos
             problemas dos estudantes;
          •   Compor o processo avaliativo de uma das etapas letivas.
          b.  Orientações para a estruturação da Mostra:
          A metodologia deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de hipóteses, a
          resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e a produção dos protótipos, de
          forma permanente, para que a construção e reconstrução do conhecimento articulem diversas
          competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual o fazer não se separa da reflexão
          acerca das temáticas abordadas.
          Participantes: estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
          Cronograma de realização sugerido: terceiro trimestre do ano letivo.



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