Page 65 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou definição de
problemas na comunidade relacionados com a temática da mostra. Nessa etapa, é sugerido en-
volver a equipe da biblioteca para colaborar na formação dos estudantes, apresentando temas
relacionados à busca de informações em bases de dados; à validação de informações; à verifica-
ção de fontes, entre outros aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser
explorado. Definido o problema, os estudantes são instigados a gerar ideias para solucioná-lo.
Pode-se utilizar nessa etapa técnicas como brainstorm ou design thinking. O brainstorm, ou tem-
pestade de ideias, é uma técnica de geração de soluções de maneira coletiva que busca coletar o
maior número de sugestões, visões, propostas e possibilidades que levem a um objetivo comum
(DEBASTINI, 2016). O design thinking consiste na concepção, idealização, criação e desenvol-
vimento de artefatos e experiências com a intenção de resolver um problema ou criar um novo
produto (De OLIVEIRA, 2014).
Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e prototipadas. É su-
gerido que sejam envolvidos nessa fase a área de tecnologia educacional para dar suporte nos
projetos. Os estudantes devem ser motivados a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida
efetuar os ajustes necessários. O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da
solução final. O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes, entre outros
(laboratório maker).
Exemplo:
FIGURA 16: INFOGRÁFICO - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Fonte: Autoria própria (2023)
Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar para a apresen-
tação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra Marista de Empreendedo-
rismo Social, Ciência e Inovação. A mostra deve acontecer, preferencialmente, em um sábado
letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se a confecção de um relatório, descrevendo
o processo de pesquisa, a construção do protótipo e os resultados obtidos, como forma de do-
cumentar a atividade. Os resultados também podem ser no formato de banner, apresentando o
processo de pesquisa e seus resultados de forma organizada.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 65