Page 65 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 65

Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou definição de
          problemas na comunidade relacionados com a temática da mostra. Nessa etapa, é sugerido en-
          volver a equipe da biblioteca para colaborar na formação dos estudantes, apresentando temas
          relacionados à busca de informações em bases de dados; à validação de informações; à verifica-
          ção de fontes, entre outros aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser
          explorado. Definido o problema, os estudantes são instigados a gerar ideias para solucioná-lo.
          Pode-se utilizar nessa etapa técnicas como brainstorm ou design thinking. O brainstorm, ou tem-
          pestade de ideias, é uma técnica de geração de soluções de maneira coletiva que busca coletar o
          maior número de sugestões, visões, propostas e possibilidades que levem a um objetivo comum
          (DEBASTINI, 2016). O design thinking consiste na concepção, idealização, criação e desenvol-
          vimento de artefatos e experiências com a intenção de resolver um problema ou criar um novo
          produto (De OLIVEIRA, 2014).
          Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e prototipadas. É su-
          gerido que sejam envolvidos nessa fase a área de tecnologia educacional para dar suporte nos
          projetos. Os estudantes devem ser motivados a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida
          efetuar os ajustes necessários. O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da
          solução final. O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
          podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes, entre outros
          (laboratório maker).
          Exemplo:
                    FIGURA 16: INFOGRÁFICO - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

















                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar para a apresen-
          tação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra Marista de Empreendedo-
          rismo Social, Ciência e Inovação. A mostra deve acontecer, preferencialmente, em um sábado
          letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se a confecção de um relatório, descrevendo
          o processo de pesquisa, a construção do protótipo e os resultados obtidos, como forma de do-
          cumentar a atividade. Os resultados também podem ser no formato de banner, apresentando o
          processo de pesquisa e seus resultados de forma organizada.



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  65
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70