Page 67 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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4.3 Assembleia dos comitês da ONU, Conferências das Partes (COP) e Simulação
Internacional Marista (SIM)
4.3.1 Assembleia dos Comitês da ONU Marista
Faz-se necessário que a mediação do professor promova situações de aprendi-
zagem de modo a facilitar a identificação, seleção, comparação, inter-relação
dos conhecimentos com dados e situações locais e globais, favorecendo a
compreensão dos fenômenos e o enfrentamento de situações-problema. Tudo
isso só será possível com a apropriação e problematização do uso das linguagens
que dão sentido à complexidade estudada (UMBRASIL, 2018, pág. 83).
Com o intuito de promover reflexões e ações propositivas no espaço escolar e/ou no entorno
da escola é proposto para os estudantes do EFAI (2º ao 5º ano) a atividade de simulação da
Assembleia dos Comitês da ONU (Organização das Nações Unidas).
Em um contexto histórico, a ONU foi criada em 1945, com o término da Segunda Guerra
Mundial e, atualmente, é composta por 193 Estados-membros. A missão e o trabalho das
Nações Unidas são guiados pelos propósitos e princípios contidos na sua Carta fundadora –
a Carta das Nações Unidas. Devido aos poderes conferidos pela Carta e graças ao seu caráter
internacional, as Nações Unidas podem tomar medidas sobre as grandes questões relaciona-
das com a humanidade, como a paz e a segurança, alterações climáticas, desenvolvimento
sustentável, direitos humanos, desarmamento, terrorismo, ajuda humanitária e emergências
de saúde, igualdade de gênero, entre muitas outras. Seus propósitos são: manter a paz e a
segurança internacionais, desenvolver relações amistosas com o objetivo de estimular o
respeito entre as nações.
Quanto à estrutura organizacional, a ONU é constituída por seis órgãos principais: A Assembleia
Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Segurança, o Conselho de Tutela,
o Secretariado e a Corte Internacional de Justiça. É nessa estrutura que se encontram os
programas, fundos, agências e comissões como ACNUR, UNESCO, UNICEF, FAO, FMI, entre
outros. Em consonância com essa estrutura de funcionamento, é proposto que as turmas do
EFAI (2º ao 5º ano) sejam organizadas em grupos para formação de comitês com o objetivo de
analisar a realidade local, apontar os problemas a serem resolvidos e propor soluções viáveis
para a transformação da realidade.
Vivenciar o modelo de organização dos Comitês da ONU é uma oportunidade de desenvolver
um olhar sensível e atento às necessidades da comunidade e da escola, desenvolvendo o prota-
gonismo necessário na construção de uma postura mais proativa diante dos desafios e funda-
mentada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.
No processo de aprendizagem, é fundamental conscientizar-se de que as ações políticas locais
serão consolidadas na inter-relação com políticas escalares, espaciais e temporais diferentes,
mobilizando conhecimentos, valores, interesses, no sentido de interferir efetivamente na
realidade, visando uma sociedade justa, democrática e inclusiva (UMBRASIL, 2018, pág. 81).
Nesse sentido, faz-se necessário proporcionar aos estudantes um ambiente de participação
ativa por meio de discussões mediadas e que levantem com a turma os problemas que eles
observam ou vivenciam a partir dos olhares e das experiências individuais ou em conjunto.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 67