Page 64 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
deverá contemplar o processo e o produto final. Cada turma deverá ser acompanhada por um
professor conselheiro, responsável por esta etapa.
Avaliação da Mostra: sugerimos que, no dia da Mostra, seja organizado um Comitê Avaliativo
para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento. Os trabalhos selecionados podem
receber premiação interna e, posteriormente, serem enviados para mostras estaduais, nacio-
nais e internacionais de ciências, tecnologia e inovação.
FIGURA 14: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
MOSTRA MARISTA DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL, CIÊNCIA E INOVAÇÃO
Fonte: Autoria própria
c. Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
descoberta, planejamento, prototipagem e culminância.
Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da Mostra Marista de Empreendedorismo Social,
Ciência e Inovação aos estudantes, nesse momento evidencia-se a importância de propor
soluções para problemas contemporâneos que envolvam conhecimentos científicos, valendo-se
de procedimentos de investigação, visando a transformação social e a construção da cidadania
(UMBRASIL, 2018. pág.54). Nessa fase sugere-se palestra aos estudantes envolvendo assuntos
referentes ao empreendedorismo e tecnologia, dentro de uma perspectiva de trabalho a partir dos
ODS para as fases seguintes da mostra.
Exemplo:
FIGURA 15: PERSPECTIVA DE TRABALHO COM OS ODS
Fonte: Autoria própria (2023)
64 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio