Page 64 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 64

Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
          avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
          deverá contemplar o processo e o produto final. Cada turma deverá ser acompanhada por um
          professor conselheiro, responsável por esta etapa.
          Avaliação da Mostra: sugerimos que, no dia da Mostra, seja organizado um Comitê Avaliativo
          para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento. Os trabalhos selecionados podem
          receber premiação interna e, posteriormente, serem enviados para mostras estaduais, nacio-
          nais e internacionais de ciências, tecnologia e inovação.


                      FIGURA 14: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
               MOSTRA MARISTA DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL, CIÊNCIA E INOVAÇÃO






                                    Fonte: Autoria própria
          c.  Dinâmica de organização pedagógica
          O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
          descoberta, planejamento, prototipagem e culminância.
          Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da Mostra Marista de Empreendedorismo Social,
          Ciência e Inovação aos estudantes, nesse momento evidencia-se a importância de propor
          soluções para problemas contemporâneos que envolvam conhecimentos científicos, valendo-se
          de procedimentos de investigação, visando a transformação social e a construção da cidadania
          (UMBRASIL, 2018. pág.54). Nessa fase sugere-se palestra aos estudantes envolvendo assuntos
          referentes ao empreendedorismo e tecnologia, dentro de uma perspectiva de trabalho a partir dos
          ODS para as fases seguintes da mostra.
          Exemplo:
                       FIGURA 15: PERSPECTIVA DE TRABALHO COM OS ODS














                                  Fonte: Autoria própria (2023)



           64  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69