Page 68 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É preciso reconhecer a existência dessas problemáticas sociais para poder desenvolver
discussões e, principalmente, organizar os pensamentos para a resolução desses problemas.
Diante dessa realidade, é muito importante que o ambiente educacional esteja atento a essas
questões e que, por meio do debate coletivo, construam um posicionamento condizente com
o momento e com a importância que os assuntos levantados necessitam.
Atuar, pessoal e coletivamente, em situações que permitam o desenvolvimento socioambiental
sustentável de forma crítica, seguida da real intervenção na sociedade, por meio de ações e
mobilizações de sustentabilidade ambiental, social e econômica, desprovido de preconceitos
de qualquer natureza. Ser agente de transformação da realidade, tendo em vista a melhoria da
sua vida e dos demais, formando sua identidade como sujeito atuante e autônomo dentro de
espaçotempos, desprovido de preconceitos de qualquer natureza (UMBRASIL, 2018, pág. 81).
a. Objetivos
O objetivo geral da realização da Assembleias dos Comitês da ONU Marista é ampliar o reper-
tório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão sobre as problemáticas observadas e/
ou vivenciadas no espaço escolar e no seu entorno. Espera-se que a atividade desperte nos
estudantes o olhar sensível às diferentes realidades e questões próprias do local, bem como
a proatividade em buscar soluções por meio de reflexões, discussões, consenso e práticas que
estimulem a tomada de decisão e ações de transformação.
Nesse sentido, vale enfatizar a importância da conscientização em relação às ações políticas
na inter-relação com políticas escolares, espaciais e temporais diferentes, que mobiliza conhe-
cimentos, valores, interesses, no sentido de interferir efetivamente na realidade (UMBRASIL,
2018, pág. 93).
Dentre os objetivos específicos, destaca-se:
• Apropriar-se da linguagem geográfica para analisar, de forma interdisciplinar, as possíveis
interpretações do mundo de modo a favorecer a inserção crítica do sujeito em seus lugares
de atuação;
• Exercer a cidadania com base em valores pautados na ética, na solidariedade, na democra-
cia, na responsabilidade socioambiental e no respeito à multiculturalidade;
• Construir valores e atitudes, inspirados nos princípios Maristas, com vistas à valorização
e ao respeito ao outro, ao mundo e à natureza, de modo que a solidariedade, a sustentabi-
lidade, a justiça e a dignidade sejam os referenciais que orientem as ações individuais e
coletivas, com vistas à construção de uma realidade justa e sustentável;
• Atuar, pessoal e coletivamente, em situações que permitam o desenvolvimento socioam-
biental sustentável de forma crítica, seguida da real intervenção na sociedade, por meio
de ações e mobilizações de sustentabilidade ambiental, social e econômica, desprovido de
preconceitos de qualquer natureza;
• Apropriar-se de informações, utilizando a leitura, o registro, a representação, o manejo de
dados e elementos espaciais com base no pensamento geográfico, suas técnicas e lingua-
gens, visando à resolução de problemas;
68 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio