Page 69 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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•   Apropriar-se da linguagem geográfica para analisar, de forma interdisciplinar, as possíveis
             interpretações do mundo de modo a favorecer a inserção crítica do sujeito em seus lugares
             de atuação.
          b.  Orientações para a estruturação da Assembleia dos Comitês da ONU Marista
          A metodologia da atividade deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
          hipóteses, a resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e o recolhimento e
          interpretação dos dados, de forma permanente, para que a construção e reconstrução do
          conhecimento articulem diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual
          o fazer não se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
          Participantes: estudantes do EFAI  (2º ao 5º ano).
          Cronograma de realização sugerido: segundo trimestre do ano letivo.
          Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
          avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
          deverá contemplar o processo e o produto. Cada turma deverá ser acompanhada pelo professor
          regente e orientada por um professor da área de Ciências Humanas, responsável pelos enca-
          minhamentos e orientações da atividade.
          Avaliação da Assembleia dos Comitês Marista: recomenda-se que, nos dias de realização
          da Assembleia dos Comitês, seja organizado uma Comissão Avaliativa para a escolha dos
          melhores encaminhamentos e apresentações de cada turma. Os documentos selecionados
          podem receber premiação interna e, posteriormente, serem enviados para mostras e festivais
          estaduais, nacionais e internacionais. O componente referente à nota levará em consideração
          todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.
                      FIGURA 18: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
                          ASSEMBLEIA DOS COMITÊS DA ONU MARISTA







                                    Fonte: Autoria própria
          c.  Dinâmica de organização pedagógica
          O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
          descoberta, planejamento, experimentação e culminância.
          Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da Assembleia dos Comitês Marista aos estudantes.
          Nesse momento evidencia-se a importância do evento a partir de sua criação e contexto
          histórico do qual está inserido; além dos avanços nas questões sociais, econômicas e ambientais
          conquistadas por meio de discussões e deliberações acerca de temas oriundos de demandas
          sugeridas pelas nações participantes de cada comitê.



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