Page 69 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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• Apropriar-se da linguagem geográfica para analisar, de forma interdisciplinar, as possíveis
interpretações do mundo de modo a favorecer a inserção crítica do sujeito em seus lugares
de atuação.
b. Orientações para a estruturação da Assembleia dos Comitês da ONU Marista
A metodologia da atividade deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
hipóteses, a resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e o recolhimento e
interpretação dos dados, de forma permanente, para que a construção e reconstrução do
conhecimento articulem diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual
o fazer não se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
Participantes: estudantes do EFAI (2º ao 5º ano).
Cronograma de realização sugerido: segundo trimestre do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
deverá contemplar o processo e o produto. Cada turma deverá ser acompanhada pelo professor
regente e orientada por um professor da área de Ciências Humanas, responsável pelos enca-
minhamentos e orientações da atividade.
Avaliação da Assembleia dos Comitês Marista: recomenda-se que, nos dias de realização
da Assembleia dos Comitês, seja organizado uma Comissão Avaliativa para a escolha dos
melhores encaminhamentos e apresentações de cada turma. Os documentos selecionados
podem receber premiação interna e, posteriormente, serem enviados para mostras e festivais
estaduais, nacionais e internacionais. O componente referente à nota levará em consideração
todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.
FIGURA 18: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
ASSEMBLEIA DOS COMITÊS DA ONU MARISTA
Fonte: Autoria própria
c. Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
descoberta, planejamento, experimentação e culminância.
Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da Assembleia dos Comitês Marista aos estudantes.
Nesse momento evidencia-se a importância do evento a partir de sua criação e contexto
histórico do qual está inserido; além dos avanços nas questões sociais, econômicas e ambientais
conquistadas por meio de discussões e deliberações acerca de temas oriundos de demandas
sugeridas pelas nações participantes de cada comitê.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 69