Page 59 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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a. Objetivos
O objetivo geral para realização da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é ampliar o
repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão sobre a formação do sujeito e a cons-
trução de sua identidade social, histórica e política. Compreende também o objetivo de garantir
a expressão da sua dignidade, liberdade, criatividade e diversidade, sob a forma de tecnologias,
linguagens, artefatos, produção simbólica, ciências na e pela cultura (UMBRASIL, 2010, p. 37).
Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
• Produzir arte como linguagem e manifestação cultural, em suas dimensões individuais e
sócio-históricas, estéticas e políticas, reveladoras de identidades culturais e articuladoras
de diferentes saberes;
• Ampliar os diálogos interculturais e desenvolver o sentimento de preservação patrimonial
e da memória cultural;
• Compreender como o ser humano se constitui como sujeito e como age no mundo social
em interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e movimentos;
• Compreender ações, relações e experiências coletivas e individuais que refletem conheci-
mentos sobre a própria pessoa e sobre o mundo, em diferentes manifestações sociais;
• Perceber o ser humano como sujeito e, ao mesmo tempo, objeto de conhecimento histórico;
• Utilizar as diversas formas de compreensão, intervenção e tradução da realidade e das
ações humanas dentro das várias realidades, de modo que as inúmeras tecnologias, das
mais simples, como a linguagem oral, escrita, do corpo, dentre outras, às mais sofisticadas,
como as virtuais e intangíveis, sejam utilizadas como mecanismo de apropriação do mundo
e entendimento das ações humanas e das sociedades;
• Mobilizar conhecimentos, valores, interesses e habilidades, no sentido de intervir efetiva-
mente e criticamente na realidade, seja de forma macro (cidade, Estado, mundo) ou micro
(família, sala de aula, escola, bairro), sendo agente de transformação e modificação dessa
realidade, tendo em vista a melhoria da vida, sua e dos demais, construindo uma identidade
de sujeito atuante e autônomo dentro de espaços-tempos concretos.
b. Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
A metodologia deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de hipóteses, a
resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e a produção cultural, de forma
permanente, para que a construção e reconstrução do conhecimento articulem diversas
competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual o fazer não se separa da reflexão
acerca das temáticas abordadas.
Participantes: estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Cronograma de realização sugerido: primeiro trimestre do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
deverá contemplar o processo e o produto final. Cada turma deverá ser acompanhada por um
professor da área de Linguagens e Códigos, responsável por esta etapa.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 59