Page 59 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 59

a.  Objetivos
          O objetivo geral para realização da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é ampliar o
          repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão sobre a formação do sujeito e a cons-
          trução de sua identidade social, histórica e política. Compreende também o objetivo de garantir
          a expressão da sua dignidade, liberdade, criatividade e diversidade, sob a forma de tecnologias,
          linguagens, artefatos, produção simbólica, ciências na e pela cultura (UMBRASIL, 2010, p. 37).
          Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
          •   Produzir arte como linguagem e manifestação cultural, em suas dimensões individuais e
             sócio-históricas, estéticas e políticas, reveladoras de identidades culturais e articuladoras
             de diferentes saberes;
          •   Ampliar os diálogos interculturais e desenvolver o sentimento de preservação patrimonial
             e da memória cultural;
          •   Compreender como o ser humano se constitui como sujeito e como age no mundo social
             em interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e movimentos;
          •   Compreender ações, relações e experiências coletivas e individuais que refletem conheci-
             mentos sobre a própria pessoa e sobre o mundo, em diferentes manifestações sociais;
          •   Perceber o ser humano como sujeito e, ao mesmo tempo, objeto de conhecimento histórico;
          •   Utilizar as diversas formas de compreensão, intervenção e tradução da realidade e das
             ações humanas dentro das várias realidades, de modo que as inúmeras tecnologias, das
             mais simples, como a linguagem oral, escrita, do corpo, dentre outras, às mais sofisticadas,
             como as virtuais e intangíveis, sejam utilizadas como mecanismo de apropriação do mundo
             e entendimento das ações humanas e das sociedades;
          •   Mobilizar conhecimentos, valores, interesses e habilidades, no sentido de intervir efetiva-
             mente e criticamente na realidade, seja de forma macro (cidade, Estado, mundo) ou micro
             (família, sala de aula, escola, bairro), sendo agente de transformação e modificação dessa
             realidade, tendo em vista a melhoria da vida, sua e dos demais, construindo uma identidade
             de sujeito atuante e autônomo dentro de espaços-tempos concretos.
          b.  Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
          A metodologia deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de hipóteses, a
          resolução de problemas, os registros dos encaminhamentos e a produção cultural, de forma
          permanente, para que a construção e reconstrução do conhecimento articulem diversas
          competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual o fazer não se separa da reflexão
          acerca das temáticas abordadas.
          Participantes: estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
          Cronograma de realização sugerido: primeiro trimestre do ano letivo.
          Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a
          avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja, não será de caráter pontual e sim
          deverá contemplar o processo e o produto final. Cada turma deverá ser acompanhada por um
          professor da área de Linguagens e Códigos, responsável por esta etapa.




                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  59
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64