Page 57 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Assim, a sistematização das mostras que apresentamos nesta Diretriz amalgama metodologias
de construção de produtos e soluções por meio da aprendizagem baseada em projetos. Esses
possibilitam a construção de experiências de aprendizagem estruturadas que envolvam toda a
comunidade escolar e a concentração qualificada de ações realizadas de maneira pulverizada
no calendário letivo, em ações com intencionalidade pedagógica e avaliativa.
É importante destacar também que as mostras estão alinhadas com os eixos estruturantes
dos Itinerários Formativos por área de conhecimento propostos pela BNCC para o Ensino
Médio, uma vez que eles se baseiam nos processos de Investigação Científica, Processos
Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Dessa maneira, o
novo sistema avaliativo do Marista Centro-Norte está preparando os estudantes desde
o Ensino Fundamental no aprofundamento mais prático por área de conhecimento para
assim também já preparar o corpo discente para as escolhas e as mudanças decorrentes da
implementação do novo Ensino Médio.
4.1 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de acontecimentos,
conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em interação, que constroem juntos suas
percepções e concepções. Atualmente, a educação também se caracteriza pela inovação, pela
emergência contínua de novas e diferentes possibilidades de significação e representação de
processos acadêmicos, pastorais, culturais, sociais e políticos.
Em conjunto, as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista possibilitam formar
os sujeitos da escola para o compromisso de cultivar as capacidades e potencialidades pessoais,
para ter uma condição de vida melhor, cuidar da natureza e das pessoas em todas as suas
dimensões, assim como compreender os conhecimentos como produção coletiva da humani-
dade e a serviço do bem comum. Consideram o cultivo dos valores estéticos, culturais, políticos
e éticos, os valores Maristas da humildade, da simplicidade, do espírito de família, da solida-
riedade e os valores evangélicos da justiça, da paz, da fraternidade, do amor e do serviço como
condições para uma vida realizada e feliz dos educadores e estudantes. Consequentemente,
desafiam, incentivam a prática desses valores no espaçotempo da escola. Criam situações e
apontam para a importância e necessidade de o conhecimento escolar estabelecer relações
com o sobrenatural, com o divino, e a seguir os ensinamentos espirituais como caminho para
fundamentar nos estudantes o sentido da vida (UMBRASIL, 2019, p. 10).
A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é um espaçotempo que oportuniza aos estu-
dantes a ampliação de seu repertório cultural, bem como a reflexão sobre os conceitos de arte,
cultura e sua relação com o cotidiano. Na educação em direitos humanos, temas como diversi-
dade sociocultural, gênero, raça/etnia, religião, pessoas com deficiências, garantias individuais
e coletivas podem contribuir na criação de convivência social caracterizada pelo respeito ao
outro, na sua diferença e igualdade, portanto, de inclusão de todos.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 57