Page 57 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Assim, a sistematização das mostras que apresentamos nesta Diretriz amalgama metodologias
          de construção de produtos e soluções por meio da aprendizagem baseada em projetos. Esses
          possibilitam a construção de experiências de aprendizagem estruturadas que envolvam toda a
          comunidade escolar e a concentração qualificada de ações realizadas de maneira pulverizada
          no calendário letivo, em ações com intencionalidade pedagógica e avaliativa.
          É importante destacar também que as mostras estão alinhadas com os eixos estruturantes
          dos Itinerários Formativos por área de conhecimento propostos pela BNCC para o Ensino
          Médio, uma vez que eles se baseiam nos processos de Investigação Científica, Processos
          Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Dessa maneira, o
          novo sistema avaliativo do Marista Centro-Norte está preparando os estudantes desde
          o Ensino Fundamental no aprofundamento mais prático por área de conhecimento para
          assim também já preparar o corpo discente para as escolhas e as mudanças decorrentes da
          implementação do novo Ensino Médio.

          4.1 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
          O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de acontecimentos,
          conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em interação, que constroem juntos suas
          percepções e concepções. Atualmente, a educação também se caracteriza pela inovação, pela
          emergência contínua de novas e diferentes possibilidades de significação e representação de
          processos acadêmicos, pastorais, culturais, sociais e políticos.
          Em conjunto, as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista possibilitam formar
          os sujeitos da escola para o compromisso de cultivar as capacidades e potencialidades pessoais,
          para ter uma condição de vida melhor, cuidar da natureza e das pessoas em todas as suas
          dimensões, assim como compreender os conhecimentos como produção coletiva da humani-
          dade e a serviço do bem comum. Consideram o cultivo dos valores estéticos, culturais, políticos
          e éticos, os valores Maristas da humildade, da simplicidade, do espírito de família, da solida-
          riedade e os valores evangélicos da justiça, da paz, da fraternidade, do amor e do serviço como
          condições para uma vida realizada e feliz dos educadores e estudantes. Consequentemente,
          desafiam, incentivam a prática desses valores no espaçotempo da escola. Criam situações e
          apontam para a importância e necessidade de o conhecimento escolar estabelecer relações
          com o sobrenatural, com o divino, e a seguir os ensinamentos espirituais como caminho para
          fundamentar nos estudantes o sentido da vida (UMBRASIL, 2019, p. 10).
          A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é um espaçotempo que oportuniza aos estu-
          dantes a ampliação de seu repertório cultural, bem como a reflexão sobre os conceitos de arte,
          cultura e sua relação com o cotidiano. Na educação em direitos humanos, temas como diversi-
          dade sociocultural, gênero, raça/etnia, religião, pessoas com deficiências, garantias individuais
          e coletivas podem contribuir na criação de convivência social caracterizada pelo respeito ao
          outro, na sua diferença e igualdade, portanto, de inclusão de todos.



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